Você gerencia bem o seu tempo?

16/03/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Durante a pandemia, muitos profissionais de diversas áreas estão trabalhando em casa. Se você está entre eles, certamente percebeu que o home office traz algumas vantagens, como a proximidade da família, a possibilidade de alimentar-se melhor e o uso do tempo durante o dia para atividades como meditação ou alongamento nos intervalos entre as atividades.

Você também deve ter percebido que nem tudo são flores. O trabalho remoto trouxe uma infinidade de novos desafios, principalmente para profissionais que têm filhos pequenos. Independentemente de você ter crianças ou não, uma das maiores dificuldades para a maioria das pessoas tem sido o gerenciamento do tempo.

Isso porque, no home office, o profissional busca responder a tudo e a todos de forma mais rápida, procurando mostrar que está trabalhando naquele horário e que está disponível para cooperar e contribuir, uma vez que não está no escritório, com sua equipe.

Tudo isso contribui para que o profissional tenha dificuldade em realizar uma boa gestão do tempo, ou seja, focar nas atividades prioritárias, organizando-se e definindo períodos e regras para melhorar sua produtividade. Ao gerir melhor o tempo, os benefícios vão além do aspecto profissional: torna-se possível aproveitar melhor o período em casa com a família ou realizar alguma atividade extra, de aperfeiçoamento ou lazer.

Pedimos à Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon, algumas dicas para ajudá-lo a gerenciar melhor o seu tempo e colher todos os benefícios dessa excelente prática.

 8 dicas para gerenciar melhor o seu tempo

Durante este período de pandemia, surgiram muitas fontes compartilhando dicas para auxiliar os profissionais a fazer uma melhor gestão do tempo: matérias, webinars, podcasts, sites direcionados e cursos, por exemplo. Mas você não precisa seguir todas as orientações e conselhos que encontrar por aí. Segundo Elaine, cabe ao profissional testar e praticar algumas dicas, seguindo aquelas que mais combinam com seu ritmo e perfil. 

Confira algumas dicas da Elaine para fazer a gestão do seu tempo

  1. Faça um planejamento diário. Em sua checklist, inclua atividades profissionais e aquelas relacionadas à casa, à família e ao lazer.
  2. Ao listar as atividades, procure marcar um tempo aproximado para realizá-las. Intercale as que demandam mais tempo com as que podem ser realizadas em um tempo mais curto.
  3. É importante eleger três prioridades nessa lista. Destaque-as em ordem de importância, com o objetivo de evitar procrastinar as atividades prioritárias.
  4. Procure realizar as atividades prioritárias e aquelas que demandam mais tempo no período do dia em que se sente mais focado. Para alguns, é no primeiro horário do dia. Para outros, no início da tarde. Descubra qual é o seu horário de mais atenção e utilize-o a seu favor.
  5. Faça um intervalo de dez a quinze minutos entre as atividades que demandam mais atenção ou energia.
  6. Policie-se em relação ao uso do celular e das redes sociais, que podem causar distração justamente nos momentos de maior atenção. Se possível, deixe horários reservados para esses momentos de distração. 
  7. Mantenha horários semelhantes aos que tinha em sua rotina no trabalho presencial, como o horário de acordar. Substitua o tempo de locomoção até a empresa por uma atividade que contribua para sua saúde mental e física, como meditação, leitura ou alongamento.
  8. Utilize ferramentas como Planner, Kanbam, Scrum, Okr e Canvas para otimizar e organizar melhor suas atividades .

Realizar diversas atividades ao mesmo tempo é prejudicial para quem deseja manter o foco. Ao dividir sua atenção entre objetivos diferentes, você corre o risco de chegar ao fim do dia com várias tarefas iniciadas, mas nenhuma finalizada.

Quando não colocamos nosso foco em uma atividade específica e prioritária, podem surgir como consequências a procrastinação e o cansaço mental. Porém, quando conseguimos gerir o tempo com organização e planejamento, podemos aproveitar melhor o tempo de foco e nos sentir mais produtivos.

Você sabia que o método Kumon também trabalha com a gestão do tempo? Cada tarefa que o aluno realiza deve ser cronometrada, com horário de início e término. Assim, a criança aprende desde cedo a se organizar e manter a concentração na atividade, gerenciando seu tempo e aplicando essa habilidade não só nos estudos ou no trabalho, mas também na vida.

Tags: kumon, aprendizado, dicas, pandemia, gestão de tempo, home office

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.