Como realizar a adaptação escolar da melhor forma?

21/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

É comum confundir adaptação escolar com o período em que a criança entra na escola. Porém, o processo é bem mais amplo que isso.


Afinal, essa adaptação ocorre não só quando o aluno entra na escola, mas sempre que há uma nova etapa educacional com a qual a criança precisa se familiarizar.


Assim, a adaptação escolar infantil também ocorre quando a criança troca de turma, troca de colégio, tem uma nova professora, ou mesmo quando volta das férias, por exemplo.


Como você já percebeu, trata-se de um período marcado pela insegurança. E não só por parte dos alunos, já que os pais e responsáveis costumam sentir estes momentos tanto quanto os pequenos.


Diante disso, é importante saber como se preparar para a hora da adaptação na escola. Fazendo isso corretamente, todos podem passar de modo mais calmo e tranquilo por esta situação.


Neste texto vamos falar sobre como este processo acontece e dar algumas dicas importantes sobre o que você pode fazer para aliviar sua ansiedade e a da criança. 


Confira como o  contribui para seu filho ter mais autoconfiança na hora de lidar com momentos difíceis.


Leia mais:


Como funciona o processo de adaptação escolar?


A adaptação escolar é um processo que começa quando a criança entra em contato pela primeira vez com a escola, e vai até seu desempenho inicial na instituição.


Resumidamente, podemos dizer que este momento é quando se constrói uma relação entre a escola e a criança. Isto deve ser feito com calma, aos poucos e respeitando o ritmo do aluno. Assim, ele se sente seguro e acolhido.


No caso de uma nova escola, deve-se primeiro apresentar o ambiente, professores e colegas para a criança. 


Conforme o tempo passa, o aluno é incentivado a interagir com os colegas de turma por meio de algumas dinâmicas com este propósito.


Esta também é a primeira oportunidade para os professores começarem a observar algumas características próprias da criança, como pontos fortes e dificuldades de aprendizagem que deverão ser trabalhados no futuro.


Aos poucos, ir à escola deixa de ser uma novidade e passa a fazer parte do cotidiano da criança. Assim, gradualmente, o aluno não demonstra mais medo ou insegurança. Quando ele chega a este ponto, considera-se que a fase de adaptação terminou.


Quanto tempo demora a adaptação escolar?


Não é possível determinar um tempo exato e padrão para que o aluno se adapte à escola, já que existe uma série de fatores que podem fazer este tempo variar.


Assim, esse tempo depende dos vínculos que a criança criar com professores e colegas, além da relação entre a família e a escola.


Qual a melhor forma de realizar a adaptação escolar?



O período de adaptação apresenta muitas novidades para a criança, com a maioria das quais ela nunca teve contato antes. 


Isso faz com que ela tenha sentimentos de medo e vulnerabilidade, assim como os pais, que se preocupam com como os filhos lidarão com este momento.


Desta forma, é fundamental que a escola conte com profissionais preparados para acolher as crianças corretamente. 


Mas, como sempre dizemos, a parceria entre pais e escola é sempre o caminho que dá os melhores resultados. 


Há muito que você pode fazer para realizar a adaptação escolar infantil da melhor forma. A seguir, vamos dar algumas dicas para pais e filhos superarem juntos e com confiança esta fase.


Comece aos poucos


Antes mesmo de começar a adaptação propriamente dita, fale com a criança sobre a nova escola, turma ou professora. 


Converse com a instituição e verifique se eles conseguem enviar uma foto da sala de aula, professores ou mesmo dos colegas. Assim, a criança já pode se familiarizar com o ambiente ou mesmo com os rostos das pessoas com quem conviverá.


No dia de efetivamente ir para a nova experiência, ajude a criança a ter assuntos para conversar com os colegas. Que tal levar algo interessante, como um gibi que ela gosta, para apresentar para a turma?


Envolva a criança na rotina e nos preparativos


Rotina é algo importantíssimo, principalmente para as crianças pequenas. Assim, quanto menor for o impacto nela, melhor.


Mas como fazer isso diante de uma mudança tão grande? A resposta é envolver a criança nos preparativos. Pode ser desde preparar a roupa para a escola no dia anterior até a compra do material escolar.


Desta forma, a criança se sente parte do que está acontecendo, o que a ajuda tanto a se sentir cuidada e incluída quanto a se acostumar à nova rotina.


Cumpra o que prometer


Durante a adaptação escolar, um ponto primordial para as coisas acontecerem de maneira mais suave é a confiança que seu filho tem em você.


Confiança é algo construído com o tempo, e que neste momento deve estar bem consolidada. Se não é o caso, aproveite para construí-la com seu filho nesta oportunidade.


Um jeito de fazer isso é manter a sua palavra. Se você disse que volta para buscá-lo às 17h, esteja na escola às 17h, por exemplo.


Transmita segurança


É super natural que você se sinta ansiosa(o) ou insegura(o) diante de uma mudança tão significativa quanto deixar seu filho na escola pela primeira vez.


Entretanto, é importante que você lide com isso e não transmita insegurança para a criança neste momento decisivo.


Para se sentir mais confiante, converse bastante com a escola antes de começar. Assim, você poderá chegar melhor a este momento e passar esta segurança para seu filho.


Seja paciente


Algumas crianças podem se adaptar no primeiro dia ou primeira semana, enquanto outras podem levar 15 ou 30 dias.


Cada aluno interpreta as situações e lida com elas de uma maneira, e cabe a você e à escola serem pacientes para lidar com estas diferenças.


Gerencie as expectativas da criança e as suas


Por mais difícil que seja para pais e crianças, é necessário agir de forma transparente e verdadeira durante a adaptação escolar.


Ou seja, se seu filho está chorando porque não quer ficar na escola, criar falsas expectativas não é o melhor jeito de lidar com a situação.


Dizer que já volta para buscá-lo pode ser reconfortante, porém, se isto não vai acontecer, cria-se uma expectativa que não é real. E isso só piora as coisas.


Controle o seu emocional


Todo pai, mãe ou responsável sabe como é difícil deixar seu maior tesouro na escolinha, longe de seus olhos. 


Esta insegurança, presente na primeira vez que a criança vai à escola, sempre pode voltar durante os períodos de adaptação.


Em qualquer um dos casos, é essencial controlar o seu emocional. Quando estiver ansiosa(o), procure se distrair com um bom livro, escutando música ou caminhando um pouco.


Demonstre interesse


Se você demonstrar segurança diante da adaptação escolar, seu filho terá mais facilidade de fazer o mesmo.


Para isso, nada de parecer preocupada(o). No final do dia, pergunte de forma animada e empolgada sobre o que ele mais gostou, os colegas e professores.


Neste momento, fique atenta(o) aos pontos que a criança não queira responder ou responda de modo evasivo. Estes sinais podem indicar que algo não foi bem neste sentido.


Deixe que a criança leve um objeto de conforto


A maioria das crianças tem um objeto de conforto: um brinquedo preferido, um bichinho de pelúcia do qual não desgruda ou uma naninha são exemplos bem comuns.


Permitir que a criança leve um objeto de conforto nos dias de adaptação é uma boa forma de ajudá-la a lidar melhor com esta situação.


Seja acolhedor sem deixar de ser firme


Durante os primeiros dias ou semanas de adaptação na escola (dependendo da criança), é comum que seu filho fique mais sensível.


Afinal, sair da sua zona de conforto, encarar um mundo novo e ficar longe dos pais pode causar medo, insegurança e frustração.


Diante de tudo isso, o que a criança mais precisa é de acolhimento. Porém, atenção: lidar com estas emoções é parte da construção socioemocional de seu filho.


Por isso, seja firme, reforce a importância da escola e mostre para seu filho que acredita que ele vai saber lidar com tudo isso.


Lide com naturalidade


Ir para a escola é algo que faz parte da vida de todos nós, e é essencial para nossa formação como cidadãos.


É muito importante que você tenha esta visão muito clara, podendo assim transmitir a segurança em relação a ela também para a criança.


Com confiança, é possível lidar com naturalidade com a situação, compreendendo o que se passa com seu filho e com você e encontrando as melhores alternativas para passar por este momento de adaptação na escola.


Reforce os aspectos positivos


Converse com a criança e, principalmente, demonstre por meio de suas atitudes que confia na escola e nos professores.


Reforce como esta é uma situação legal, repleta de novas descobertas, aventuras, amigos e brincadeiras. Aproveite para falar sobre os aspectos positivos da mudança.


Se a situação é de mudança de escola, por exemplo, que tal substituir o “que pena que acabou” pelo “boa sorte no que está por vir”?


Qual o papel da escola na adaptação escolar?




Você já viu várias dicas que deve colocar em prática para a adaptação ser um sucesso. Mas qual é o papel da escola neste contexto?

Para agir como uma aliada, a instituição deve ser, antes de mais nada, compreensiva e empática com a família.


A adaptação escolar precisa ser planejada pela escola, que também atua para conduzir este processo junto à criança e aos responsáveis.

Ao chamar os pais para uma conversa inicial, orientando-os neste momento difícil, que é a separação da criança, a escola cria um vínculo de confiança, que é essencial para a adaptação e a própria vida escolar do aluno.


Qual a importância da parceria entre escola e família?

O processo de adaptação deve ser planejado e conduzido pela instituição de ensino, o que faz da escola a protagonista do momento de adaptação escolar.

Porém, como você viu até agora com todas as dicas que trouxemos neste artigo, ela deve contar com a família para atuar de forma conjunta neste momento.


Uma parceria de confiança entre a família da criança e a escola é muito importante. A adaptação à escola é um processo que demanda esta cumplicidade e sinceridade.


Kumon: como podemos apoiar a adaptação escolar?


Uma palavra fundamental quando falamos em adaptação escolar infantil é: confiança. Deve haver confiança entre os responsáveis e a escola, entre a criança e seus pais e, principalmente, autoconfiança por parte do aluno.


Ao saber que vai conseguir superar este desafio, fica mais fácil conseguir passar por este momento.


É justamente aí que entra o Kumon. O método ajuda os alunos a desenvolverem a autoconfiança.


Assim, sabendo de suas capacidades e seguros em relação às suas individualidades, os pequenos podem lidar melhor com momentos de mudança como o da adaptação à escola.


Conclusão


O momento de adaptação escolar não é fácil para ninguém. Trata-se de um desafio para as escolas, responsáveis e, principalmente, para as crianças. 


Porém, passar por isso é também parte da educação socioemocional e da formação de quem esta criança será.


Sendo assim, é muito importante que os pais saibam como tornar este momento o mais leve e tranquilo possível.


Em parceria com a escola e contando com a ajuda de métodos como o Kumon, é possível fazer uma adaptação escolar infantil com segurança, confiança e atenção.


Agora, é com você. Aproveite as dicas que demos, converse com a escola, fale bastante com seu filho e acredite que este é apenas o início de uma grande jornada de descobertas e aventuras para ele.


Boa sorte!


As questões escolares são sempre complexas. Uma delas é o bullying. Para saber mais, veja este artigo que fizemos sobre bullying na escola.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.