Saiba tudo sobre o método Kumon

17/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O método Kumon, criado há mais de 60 anos, está presente em 51 países e conta com mais 4 milhões de alunos. A empresa tem quase 1500 unidades no Brasil, sendo reconhecida como a maior rede de educação do país.  Por isso, fizemos um guia completo sobre esse método que tem revolucionado a forma de aprender.


Tudo sobre o método Kumon


Origem

O método Kumon foi criado em 1954, no Japão, quando o Professor Toru Kumon elaborou exercícios para ajudar o filho, Takeshi, a aprimorar suas habilidades em matemática. Toru Kumon acreditava que o aprendizado só acontece quando o conhecimento é construído por conta própria.

Por isso, o material permitia que Takeshi avançasse pelo conteúdo de modo independente. Ao ver a evolução do menino, o professor começou a orientar outros garotos da região e, em 1958, abriu a primeira unidade do Kumon. Pouco tempo depois, na década de 1970, a empresa se expandiu para várias regiões do planeta.


Características

O método foi programado para desenvolver a autonomia nos estudos e o autodidatismo nos alunos. O material começa trabalhando os pontos mais fáceis e só avança depois que a criança domina completamente o conteúdo estudado. Os orientadores acompanham cada estudante, ajudando-o com dicas sem dar a resposta.

Os progressos são elogiados e as tarefas são planejadas cuidadosamente, para não pressionar nem sobrecarregar o aluno. Assim, ele se sente motivado a continuar aprendendo e consegue conciliar diversão com estudo.


Material didático

O material didático do Kumon é feito para que a criança avance de modo autônomo. Os exercícios de matemática apuram as habilidades de cálculo e de raciocínio lógico, enquanto as atividades de idiomas trabalham a pronúncia, a compreensão oral e a leitura, não só ensinando outra língua, mas também trazendo uma visão mais ampla sobre outras culturas.


Expansão

Em 1974, o Kumon se instalou em Nova York, abrindo sua primeira unidade fora do Japão. Pouco tempo depois, foram inauguradas franquias na Alemanha, em Taiwan e no Brasil. Hoje, a empresa atua em mais de 50 países, como África do Sul, Bolívia, Botsuana, Catar, Chile, Grécia e Hungria.

Nosso método está há mais de seis décadas formando cidadão autônomos, capazes de trilhar o próprio caminho. Você tem interesse em conhecer o Kumon? Acesse o site e encontre a unidade mais próxima de você!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade