Quais são os benefícios de estudar mais de uma disciplina?

14/12/2018
Kumon Brasil
Compartilhe:

Algumas pessoas podem pensar que o estudo no Kumon sobrecarrega a criança, principalmente quando ela faz mais de uma disciplina. Nossa experiência mostra que não é assim. O estudo de mais de uma disciplina, além de potencializar a organização e o foco, faz com que uma matéria complemente a outra.



Liz Teixeira, de 7 anos, entrou no Kumon aos 4 anos de idade e estuda Matemática, Português e Inglês. Ela começou pela Matemática, "desenhando" os números, e, a partir daí, ganhou velocidade para conquistar novos conteúdos. Em seguida, a orientadora ofereceu um teste com o Português, e Liz adorou! Como os pais sempre a incentivaram a ler, a alfabetização foi acelerada por esse processo. Por último veio o Kumon de Inglês, que a menina incorporou rapidamente.

 

Os pais de Liz, Renata e Wagner Teixeira, contam que, no caso da menina, o estudo de Português ajuda cada vez mais na interpretação dos problemas de Matemática, e o estudo de diversas disciplinas amplia o interesse por aprender conteúdos diferentes.

 

Organizar os estudos para a criança não se sentir sobrecarregada

 

Como dissemos, Liz estuda três disciplinas no Kumon. Para manter o ritmo de estudo sem que a filha se canse, os pais negociam com ela o horário da lição. Eles dizem que ela pode escolher, dentro de um padrão razoável, o período do dia que mais lhe agrada. Então eles colocam um alarme e, quando ele toca, ela vai sozinha cumprir suas tarefas. 

Segundo Renata e Wagner, essa técnica ajuda a evitar cobranças constantes e aumenta o senso de responsabilidade de Liz. Além disso, eles contam que muitas vezes sentam juntos para fazer companhia à filha enquanto realizam as próprias tarefas.

 

"Em nossa experiência, o Kumon é um projeto familiar que vai muito além da mudança da criança. Temos que contribuir criando o espaço na agenda, na casa e em nossa vida para cumprir o desafio. Assumimos o compromisso e ela sabe, com clareza, que é sua responsabilidade. Hoje ela consegue se concentrar para fazer suas lições tranquilamente na maioria das vezes."

- Renata e Wagner Teixeira, pais de Liz

 

Grandes mudanças vêm com o Kumon

 

Quando Liz entrou no Kumon, aos 4 anos de idade, era uma criança agitada, que precisava aprender a estudar e a ter mais foco para organizar as coisas. Depois do Kumon, Renata diz que a filha se tornou mais focada e dedicada. Segundo ela, hoje Liz sente satisfação em fazer toda a lição. Que mudança!

 

"Nosso objetivo era oferecer um recurso para Liz trabalhar seu foco e concentração. Ela sempre foi muito ativa, com atenção múltipla e ligada em vários estímulos, e nosso receio era de que ela tivesse dificuldades em atividades focadas."

- Renata e Wagner Teixeira, pais de Liz

Tags: kumon, matemática, método, aprendizado, inglês, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.