Quais são os benefícios de estudar mais de uma disciplina?

14/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Algumas pessoas podem pensar que o estudo no Kumon sobrecarrega a criança, principalmente quando ela faz mais de uma disciplina. Nossa experiência mostra que não é assim. O estudo de mais de uma disciplina, além de potencializar a organização e o foco, faz com que uma matéria complemente a outra.



Liz Teixeira, de 7 anos, entrou no Kumon aos 4 anos de idade e estuda Matemática, Português e Inglês. Ela começou pela Matemática, "desenhando" os números, e, a partir daí, ganhou velocidade para conquistar novos conteúdos. Em seguida, a orientadora ofereceu um teste com o Português, e Liz adorou! Como os pais sempre a incentivaram a ler, a alfabetização foi acelerada por esse processo. Por último veio o Kumon de Inglês, que a menina incorporou rapidamente.

 

Os pais de Liz, Renata e Wagner Teixeira, contam que, no caso da menina, o estudo de Português ajuda cada vez mais na interpretação dos problemas de Matemática, e o estudo de diversas disciplinas amplia o interesse por aprender conteúdos diferentes.

 

Organizar os estudos para a criança não se sentir sobrecarregada

 

Como dissemos, Liz estuda três disciplinas no Kumon. Para manter o ritmo de estudo sem que a filha se canse, os pais negociam com ela o horário da lição. Eles dizem que ela pode escolher, dentro de um padrão razoável, o período do dia que mais lhe agrada. Então eles colocam um alarme e, quando ele toca, ela vai sozinha cumprir suas tarefas. 

Segundo Renata e Wagner, essa técnica ajuda a evitar cobranças constantes e aumenta o senso de responsabilidade de Liz. Além disso, eles contam que muitas vezes sentam juntos para fazer companhia à filha enquanto realizam as próprias tarefas.

 

"Em nossa experiência, o Kumon é um projeto familiar que vai muito além da mudança da criança. Temos que contribuir criando o espaço na agenda, na casa e em nossa vida para cumprir o desafio. Assumimos o compromisso e ela sabe, com clareza, que é sua responsabilidade. Hoje ela consegue se concentrar para fazer suas lições tranquilamente na maioria das vezes."

- Renata e Wagner Teixeira, pais de Liz

 

Grandes mudanças vêm com o Kumon

 

Quando Liz entrou no Kumon, aos 4 anos de idade, era uma criança agitada, que precisava aprender a estudar e a ter mais foco para organizar as coisas. Depois do Kumon, Renata diz que a filha se tornou mais focada e dedicada. Segundo ela, hoje Liz sente satisfação em fazer toda a lição. Que mudança!

 

"Nosso objetivo era oferecer um recurso para Liz trabalhar seu foco e concentração. Ela sempre foi muito ativa, com atenção múltipla e ligada em vários estímulos, e nosso receio era de que ela tivesse dificuldades em atividades focadas."

- Renata e Wagner Teixeira, pais de Liz

Tags: kumon, matemática, método, aprendizado, inglês, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade