5 dicas para desenvolver a autonomia das crianças

16/10/2020
Compartilhe:

O que fazer para ajudar a criança a se tornar um adulto independente? Esta é uma pergunta que invariavelmente aparecerá em algum momento da vida de um pai ou mãe. Afinal, estimular a independência e incentivar a autonomia desde cedo são atitudes fundamentais para o futuro. O sentimento de responsabilidade sobre os próprios atos promove um desenvolvimento saudável, fazendo com que a criança adquira aprendizados importantes para o resto da vida, saiba tomar decisões e fazer boas escolhas.

Porém, desenvolver a autonomia nas crianças não é tarefa simples. Muitos pais podem sentir que não estão prestando o auxílio suficiente aos seus filhos, ou nem sequer sabem por onde começar. Se é o seu caso, fique tranquilo. Nós estamos aqui para ajudar! Para começar, separamos algumas dicas sobre pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença no dia a dia do seu filho. E o melhor: que você pode começar a aplicar agora mesmo! Vamos lá?

 

1. Não faça para seu filho o que ele pode fazer sozinho

Muitas vezes, durante o processo de aprendizagem, pode ser que a criança demore um pouquinho para realizar uma nova atividade, como escovar os próprios dentes, por exemplo. Assim, é comum que, na correria do dia a dia, os pais acabem fazendo a tarefa por ela para poupar tempo. Esta atitude, entretanto, acaba desestimulando a autonomia. 

 

2. Não confunda ajuda com cuidado excessivo

A criança deve ser encorajada, de acordo com a idade, a fazer algumas coisas sozinha com segurança e desenvoltura. Por outro lado, há outras tarefas em que ela precisará de ajuda. Saber identificar cada caso e permitir que a criança caminhe com as próprias pernas é fundamental para desenvolver a independência.

 

3. Permita que a criança encontre soluções para os próprios problemas

Cada situação que a criança precisa resolver é uma oportunidade para usar a criatividade e pensar sozinha em como solucionar a questão. Este processo de tomada de decisão e escolhas é imprescindível para o futuro dela. Mas não esqueça: deixar a criança perceber que você acredita no seu potencial é muito importante para que ela se sinta confiante.

 

4. Para se desenvolver, seu filho precisa se sentir seguro

Cuidado com as broncas. Lembre-se que a criança está aprendendo. Quando necessário, fale sem tom negativo ou imposições. No Kumon, reforçamos bastante a importância do elogio. Quando encontra-se pontos concretos para elogiar, a criança percebe que está fazendo progresso e sente-se encorajada a seguir em frente.

 

5. Estimule a resiliência

Quando a criança não conseguir realizar uma atividade de imediato, como encaixar um bloco de brinquedo, deixe que ela tente mais vezes. Assim ela compreende que vai ter outras chances, reagindo positivamente e aprendendo com as situações. Confie na capacidade que seu filho possui de resolver os próprios problemas!

Como é possível perceber, o aprendizado é um processo de tentativa e erro, em que a participação positiva dos pais é essencial. Deixar claro que você está por perto, caso a criança precise de um suporte, fará com que ela se permita arriscar um pouco mais e tenha mais confiança em si mesma.

Este tipo de pensamento pode ser aplicado também aos estudos. No método Kumon, a autonomia é uma característica muito valorizada. Ao proporcionar ao aluno a experiência de poder estudar sozinho, e o conhecimento de como fazê-lo, criamos condições para que ele supere suas dificuldades, abrindo novos caminhos para o futuro.

“O objetivo do Kumon não se restringe ao bom desempenho em provas, mas busca desenvolver o potencial do aluno a fim de que, com confiança, ele possa seguir adiante, resolvendo, por si mesmo, os seus problemas.” Professor Toru Kumon, fundador do método.

 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, crianças, experiência, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.