D3COD1F1C4

26/09/2018
Compartilhe:

Se você ficou confuso com o título deste texto, entende como a pequena Júlia Sofia, de apenas 4 anos, se sentia quando olhava o mundo ao seu redor, cheio de textos que ela, mesmo com esforço, não conseguia entender.

 

Júlia, assim como todos que ainda não foram alfabetizados, via as palavras escritas, porém era incapaz de decodificá-las.

 

“Decodificar” significa passar uma mensagem codificada para um outro código, de maneira que a linguagem se torne inteligível. Mas o que essa história de código e decodificação tem a ver com a Júlia e seu processo de alfabetização?

 

Absolutamente tudo, afinal, você já parou para pensar que a língua que falamos e lemos nada mais é do que um código que aprendemos a decodificar? Aprender a ler e escrever é simplesmente aprender a decifrar o código escrito.

 

Parece divertido, não é? E é realmente divertido, quando feito da forma certa e no momento certo.

 

A forma certa, testada e comprovada com milhões de alunos alfabetizados no mundo todo, nós temos no Kumon. A grande questão que fica para os pais, então, é descobrir QUANDO é o momento certo.

 

Esse é um ponto sobre o qual nem mesmo os maiores estudiosos do assunto conseguem chegar a um consenso. O método de ensino tradicional, que se definiu ao longo do último século e por meio do qual a maioria de nós foi alfabetizada, defende que a idade para aprender a ler e escrever deve ser entre 6 e 7 anos.

 

No Kumon, nós não pensamos assim. Em primeiro lugar, porque a criança de hoje não é mais a criança do século passado. Com tantos estímulos, nossos pequenos são introduzidos no universo letrado muito antes. Além disso, e essa é a parte fundamental, cada criança é única e tem o próprio tempo. Forçar a alfabetização de uma criança que ainda não está pronta pode, sim, ser prejudicial. Mas impedir seu desenvolvimento, quando ela já está preparada, também pode prejudicá-la.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, pré-escolar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.