Como perceber a evolução do meu filho?

20/06/2019
Compartilhe:

          No Kumon, a família desempenha um papel muito importante no processo de desenvolvimento da criança. Ao acompanhá-la em suas atividades, é possível perceber sua evolução e lhe ajudar a vencer os desafios dentro e fora da sala de aula. 

Por compreender que essa relação é fundamental para o crescimento dos alunos, o Kumon estabelece uma parceria com os pais desde o momento da matrícula. Os pequenos frequentam a unidade duas vezes por semana, ou seja, a maior parte da aprendizagem ocorre em casa. Portanto, a união Kumon-família contribui significativamente para o progresso da criança, a qual se sentirá amparada e motivada a seguir com os estudos.

Participar ativamente do processo de desenvolvimento do filho

Cada aluno tem um ritmo e uma rotina particulares. Por isso, a principal característica do método Kumon é oferecer um plano de estudos individualizado. Logo no primeiro encontro, com a presença da família e do próprio estudante, o orientador monta um cronograma de aprendizagem. A partir de então, o Kumon estabelece um canal de comunicação com os pais, que são aconselhados a incentivar os filhos nas lições de casa. Assim, é fundamental comparecer à reunião de primeiro mês, na qual serão apontadas a evolução da criança nos primeiros dias de estudo e as próximas etapas de seu desenvolvimento.

De acordo com a coordenadora Silvana Palmeira Pamponet, do Setor de Qualidade do Kumon, os encontros periódicos ajudam orientadores e pais a identificarem os avanços do pequeno e aprimorarem o planejamento de estudos. O que garante a evolução da criança é justamente o “trabalho individualizado na unidade e o acompanhamento do aluno em casa”, explica Silvana.

Estar atento(a) aos passos do filho  

          Participando do processo de aprendizagem, os pais conseguirão perceber o desenvolvimento dos filhos. Segundo a coordenadora Silvana, os avanços podem ser notados nas pequenas atividades diárias. “As mudanças serão percebidas pelos pais ao observarem a postura do filho, sua capacidade de motivação e entendimento do conteúdo estudado.” 

As primeiras conquistas acontecem de modo sútil e no ritmo de cada aluno. Por isso, Silvana lembra que elogiar os esforços é muito importante para estimular o pequeno a continuar progredindo. 

Observar mudanças de comportamento e melhorias no desempenho escolar

          Por meio do método Kumon, a criança adquire habilidades que aprimoram suas atividades cotidianas. “Por exemplo, ao desenvolver a concentração, será capaz de realizar tarefas em pouco tempo e de modo eficaz”, evidencia Silvana Pamponet. Ainda, outras competências são trabalhadas, como disciplina, organização e confiança. Segundo a coordenadora, essas capacidades são levadas para o ambiente acadêmico e para o contexto familiar, além de ajudarem o aluno quando ele for ingressar no mundo profissional. 

          Na escola, também ocorrem melhorias. O estudante Kumon tem contato com matemática, trabalhando a habilidade de cálculo mental; com português, o que ajuda a avançar na leitura e interpretação de texto; com idiomas estrangeiros, adquirindo vocabulário e aprendendo a pronúncia correta das palavras.

Os alunos Kumon também percebem a própria evolução

          Conforme explica Silvana Pamponet, o método Kumon trabalha com metas a curto, médio e longo prazo. Esse procedimento permite que a criança avance em seu próprio ritmo, com uma rotina de estudos planejada exclusivamente para ela. 

          “Além das mudanças nas atitudes dos alunos, nosso trabalho também é provocar transformações nos pais, para que possam valorizar e festejar cada conquista de seu filho”, fala a coordenadora Silvana.

 Venha participar do desenvolvimento do seu pequeno! Entre em contato conosco e converse com um de nossos orientadores.

Leia também nosso artigo sobre educação socioemocional e conheça o potencial de outras abordagens educacionais para o seu filho! 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: crianças, pais, aprendizado

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.