Como organizar a rotina com as crianças em casa?

17/04/2020
Compartilhe:

O distanciamento com o objetivo de conter o avanço do coronavírus (Covid-19) mudou a nossa rotina. Quem está trabalhando home office precisa conciliar a atividade profissional com a vida pessoal, o que quase sempre é um grande desafio. É aí que surge a pergunta: e agora, o que fazer? 

Para Bruna Duarte Vitorino, coordenadora pedagógica do Kumon, é possível aproveitar este momento de forma positiva. Segundo ela, esta é uma oportunidade de se aproximar das crianças e aproveitar o tempo com qualidade, conhecendo melhor os conteúdos que os filhos estão estudando na escola.

“Não é necessário ensinar nada, mas juntos vocês podem ler, conversar e buscar novos conhecimentos. ” Bruna Duarte Vitorino, coordenadora pedagógica do Kumon.

 

4 dicas para organizar a rotina com os pequenos.

 

Não é hora de impor ou obrigar. Este é um momento de conscientização e muita conversa. Com parceria, os pais precisarão se envolver com as crianças e buscar atividades em conjunto para manter a continuidade nos estudos, deixando todos cientes quanto às responsabilidades tanto da criança quanto dos pais. Para isso, Bruna dá algumas dicas:

 

  1. Para ajudar as crianças a se organizar nos estudos, a família pode montar um cronograma estipulando os momentos de estudo, em família e brincadeiras.
  2. Manter um equilíbrio entre todas as atividades é importante para que a criança aprenda a ter responsabilidade e organização.
  3. Uma boa dica para organizar os estudos é seguir o cronograma escolar. Nos dias de cada matéria, procurar revisar os conteúdos e buscar se aprofundar por meio de vídeos no Youtube e pesquisas na internet.
  4. Outro ponto importante é manter a calma e não deixar as crianças assustadas, espalhando fake news. O mais importante é conscientizá-las de que estamos em um momento de prevenção e que os hábitos de higiene devem ser levados para toda a vida, e não somente nos momentos de crise.

 

Além do Estudo no Lar, Bruna sugere aos pais atividades em família, como jogar jogos de tabuleiro, assistir filmes juntos, ler histórias, fazer atividades de artes e que estimulem a criatividade. Com certeza as famílias que aproveitarem o momento para se aproximar dos filhos colherão bons frutos após este momento de crise. 

“Se toda a família participar da educação do filho de modo que todos voltem seus olhos para ele, apreciando e elogiando seu crescimento, será criado um clima positivo dentro da casa e a criança se desenvolverá alegre e serena.” Bruna Vitorino.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, crianças, pais

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.