Como escapar das armadilhas que atrapalham o foco?

18/03/2021
Compartilhe:

O foco é uma competência muito valorizada por todos os tipos de empresa, já que está diretamente relacionado a otimização das atividades, melhor gerenciamento de tempo e, por consequência, maior produtividade.

Mas a importância dessa habilidade vai muito além do ambiente de trabalho. Saber focar em determinada atividade, ajuda a trazer equilíbrio entre os campos pessoal e profissional. Com mais tempo para si, é possível fazer atividades que promovam mais energia, motivação e contribuam para a saúde mental.

Entretanto, diariamente muitos de nós nos deparamos com algumas armadilhas que podem atrapalhar nosso foco, como: 

  • Verificar o e-mail constantemente;
  • Aceitar na hora toda chamada solicitada;
  • Não saber dizer “não” quando necessário;
  • Usar as redes sociais durante as atividades.

 

Os desafios do home office

A pandemia fez com que uma enorme quantidade de profissionais precisasse se adaptar rapidamente ao home office, criando mais armadilhas para o foco. E quem tem filhos pequenos encontrou um desafio ainda maior. Para as crianças, a possibilidade de passar mais tempo com os pais, somada à falta de convívio com amigos e colegas de escola, trouxe o desejo de mais atenção. Assim, organizar o tempo entre a família e o trabalho ficou mais complicado.

Mas não é somente para pais e mães que o trabalho remoto traz dificuldades relacionadas à gestão do tempo e à capacidade de focar em uma tarefa específica. Nesse contexto, grande parte dos profissionais tende a responder a tudo e a todos de forma mais rápida, buscando mostrar que está trabalhando naquele horário e que está disponível para cooperar e contribuir, já que não está no escritório junto com sua equipe.

 

6 dicas para ajudá-lo a manter o foco

Para essas situações apresentadas não se agravarem, é fundamental haver boa comunicação entre profissionais, equipes e lideranças, alinhando objetivos, organizando o dia a dia e planejando as ações com foco nas entregas e nos prazos.

Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon, dá algumas dicas para ajudá-lo a manter o foco. Por mais que esses conselhos sejam úteis neste período de trabalho remoto, não esqueça: eles também funcionam de forma presencial e podem fazer toda a diferença na sua produtividade.

  1.  Defina metas intermediárias e semanais.
  2. Utilize ferramentas de metodologia ágeis, por meio das quais as atividades possam ser acompanhadas por toda a equipe, conforme as atualizações feitas pelos profissionais.
  3. Caso não disponha de uma ferramenta específica, organize as atividades em um calendário ou planner, com especial atenção para uma checklist diária e reserva prévia de horários.
  4. Organize-se com antecedência em relação aos horários para fazer videochamadas e reuniões.
  5. Reserve um período de 30 minutos no início do dia ou após o retorno do almoço para fazer ou revisar a checklist diária, ajustando as atividades de acordo com as demandas prioritárias que possam surgir durante o dia.
  6. Faça um intervalo de dez a quinze minutos entre atividades que exigem maior tempo de foco (uma a duas horas), para conseguir se concentrar na atividade seguinte com a mesma energia.

 

Como ser multitarefas e ao mesmo tempo manter o foco?

Hoje em dia, fala-se muito sobre o profissional multitask, ou multitarefas: aquele que executa atividades diferentes dentro da empresa e de sua área de atuação. Porém, mesmo esse profissional precisa saber definir suas prioridades diárias.

As empresas valorizam o profissional que consegue ser flexível, adaptando-se a ambientes e desafios diferentes, mas que entrega o resultado como esperado, especialmente em suas atividades principais de atuação.


“Quanto maior for a habilidade de planejamento e organização desse profissional, maior será a habilidade de definir prioridades e conseguir solucionar problemas, direcionando seu foco para os pontos que mais precisam de sua atenção.” Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon.


Quando conseguimos gerir melhor o tempo, também conseguimos aproveitar melhor os períodos de foco, tanto para atividades prioritárias do trabalho quanto para os estudos. Assim, nos sentimos mais produtivos, motivados e prontos para enfrentar novos desafios.

 


 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, pandemia, gestão de tempo, home office

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.