Como escapar das armadilhas que atrapalham o foco?

18/03/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O foco é uma competência muito valorizada por todos os tipos de empresa, já que está diretamente relacionado a otimização das atividades, melhor gerenciamento de tempo e, por consequência, maior produtividade.

Mas a importância dessa habilidade vai muito além do ambiente de trabalho. Saber focar em determinada atividade, ajuda a trazer equilíbrio entre os campos pessoal e profissional. Com mais tempo para si, é possível fazer atividades que promovam mais energia, motivação e contribuam para a saúde mental.

Entretanto, diariamente muitos de nós nos deparamos com algumas armadilhas que podem atrapalhar nosso foco, como: 

  • Verificar o e-mail constantemente;
  • Aceitar na hora toda chamada solicitada;
  • Não saber dizer “não” quando necessário;
  • Usar as redes sociais durante as atividades.

 

Os desafios do home office

A pandemia fez com que uma enorme quantidade de profissionais precisasse se adaptar rapidamente ao home office, criando mais armadilhas para o foco. E quem tem filhos pequenos encontrou um desafio ainda maior. Para as crianças, a possibilidade de passar mais tempo com os pais, somada à falta de convívio com amigos e colegas de escola, trouxe o desejo de mais atenção. Assim, organizar o tempo entre a família e o trabalho ficou mais complicado.

Mas não é somente para pais e mães que o trabalho remoto traz dificuldades relacionadas à gestão do tempo e à capacidade de focar em uma tarefa específica. Nesse contexto, grande parte dos profissionais tende a responder a tudo e a todos de forma mais rápida, buscando mostrar que está trabalhando naquele horário e que está disponível para cooperar e contribuir, já que não está no escritório junto com sua equipe.

 

6 dicas para ajudá-lo a manter o foco

Para essas situações apresentadas não se agravarem, é fundamental haver boa comunicação entre profissionais, equipes e lideranças, alinhando objetivos, organizando o dia a dia e planejando as ações com foco nas entregas e nos prazos.

Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon, dá algumas dicas para ajudá-lo a manter o foco. Por mais que esses conselhos sejam úteis neste período de trabalho remoto, não esqueça: eles também funcionam de forma presencial e podem fazer toda a diferença na sua produtividade.

  1.  Defina metas intermediárias e semanais.
  2. Utilize ferramentas de metodologia ágeis, por meio das quais as atividades possam ser acompanhadas por toda a equipe, conforme as atualizações feitas pelos profissionais.
  3. Caso não disponha de uma ferramenta específica, organize as atividades em um calendário ou planner, com especial atenção para uma checklist diária e reserva prévia de horários.
  4. Organize-se com antecedência em relação aos horários para fazer videochamadas e reuniões.
  5. Reserve um período de 30 minutos no início do dia ou após o retorno do almoço para fazer ou revisar a checklist diária, ajustando as atividades de acordo com as demandas prioritárias que possam surgir durante o dia.
  6. Faça um intervalo de dez a quinze minutos entre atividades que exigem maior tempo de foco (uma a duas horas), para conseguir se concentrar na atividade seguinte com a mesma energia.

 

Como ser multitarefas e ao mesmo tempo manter o foco?

Hoje em dia, fala-se muito sobre o profissional multitask, ou multitarefas: aquele que executa atividades diferentes dentro da empresa e de sua área de atuação. Porém, mesmo esse profissional precisa saber definir suas prioridades diárias.

As empresas valorizam o profissional que consegue ser flexível, adaptando-se a ambientes e desafios diferentes, mas que entrega o resultado como esperado, especialmente em suas atividades principais de atuação.


“Quanto maior for a habilidade de planejamento e organização desse profissional, maior será a habilidade de definir prioridades e conseguir solucionar problemas, direcionando seu foco para os pontos que mais precisam de sua atenção.” Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon.


Quando conseguimos gerir melhor o tempo, também conseguimos aproveitar melhor os períodos de foco, tanto para atividades prioritárias do trabalho quanto para os estudos. Assim, nos sentimos mais produtivos, motivados e prontos para enfrentar novos desafios.

 


 

Tags: kumon, pandemia, gestão de tempo, home office

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.