11 curiosidades sobre o Japão

05/12/2018
Kumon Brasil
Compartilhe:

O Japão se destaca por sua economia forte e seu avanço tecnológico, estando entre os países mais desenvolvidos do mundo. Contudo, por parecer distante da realidade ocidental, a cultura nipônica costuma despertar nosso interesse. Pensando nisso, trazemos a seguir 11 curiosidades sobre o Japão.


11 curiosidades sobre o Japão


1.      Território

O Japão tem uma área total de 377.873 km², sendo pouco maior do que o estado do Mato Grosso do Sul, que apresenta 357 km². Entretanto, mesmo pequeno, o território japonês é extremamente fragmentado, dividido em 47 províncias.

2.      Ilhas, montanhas e vulcões

O Japão é formado por mais de 6 mil ilhas e grande parte delas está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, região de encontro de placas tectônicas. Por isso, o Japão tem 200 vulcões e sofre aproximadamente 1500 terremotos por ano.

3.      Monarquia

A nação japonesa é uma monarquia constitucional parlamentar, logo, possui um parlamento, um primeiro-ministro e um Imperador, único soberano no mundo a receber esse título. A dinastia Yamato é considerada a mais longeva da história e ocupa o trono desde o século V.

4.      Hino nacional

O hino do Japão, conhecido como Kimigayo, é tido como o hino nacional mais curto do mundo, contendo apenas uma estrofe. Suas palavras foram retiradas de um tanka, poema de 31 sílabas, do século IX, mas, apesar de tão antigo, o hino só foi oficializado em 1999.

5.      Expectativa de vida

A expectativa de vida japonesa é extremamente alta. Não à toa, a nação nipônica conta com o maior número de centenários do planeta, chegando a ter por volta de 65 mil cidadãos com mais de 100 anos de idade.

6.      Limpeza das escolas

No Japão, não há profissionais contratados para realizar a limpeza das escolas. Os próprios alunos e professores são responsáveis pela manutenção das salas de aula. Essa prática tem o objetivo de promover o respeito, a cooperação e a organização dos espaços públicos.

7.      Prêmios Nobel

Ao todo, 27 japoneses já ganharam um Prêmio Nobel, concedido a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade. O primeiro japonês a receber a medalha foi Hideki Yukawa, em 1949, reconhecido por seu trabalho no campo da física nuclear. Já em 2017, o escritor Kazuo Ishiguro foi o terceiro japonês a ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

8.      MagLev

No Japão, existe um trem que flutua. O MagLev, abreviação de Magnetic Levitation, percorre 1,8 quilômetros em 11 segundos, levitando 10 centímetros acima dos trilhos devido aos efeitos do eletromagnetismo.

9.      Caixa de Correio de Susami

A cidade de Susami, localizada na província de Wakayama, possui uma caixa de correio submersa, situada a 10 metros de profundidade. Anualmente, a caixa recebe cerca de 1500 cartas e cartões–postais, que são recolhidos e colocados no correio local para serem enviados aos destinatários.

10.  O berço do Kumon

O método Kumon surgiu no Japão, em 1954, quando o professor Toru Kumon criou listas de exercícios para ajudar seu filho, Takeshi, a melhorar suas habilidades em matemática. A primeira unidade do Kumon fora do Japão foi inaugurada em 1974, nos Estados Unidos, quando um aluno japonês se mudou para Nova York.

11.  O Kumon de japonês

O material didático de japonês foi criado em 1980, voltado para alunos japoneses e estrangeiros. Hoje, o Kumon de japonês é composto por 15 estágios, com 200 folhas cada, totalizando 3 mil folhas de atividades acompanhadas por áudios que trabalham a compreensão oral.

O método Kumon de japonês, além de ensinar um novo idioma, coloca os alunos em contato com a cultura nipônica. Você tem interesse em conhecer o Kumon de japonês? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.