Realizando o sonho de estudar no Japão

05/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O Kumon é muito mais que um método de estudo. Para muita gente, é ele que torna possível realizar sonhos, e está ajudando Marina Wense, de 23 anos, a realizar o dela.

 

Desde os 18 anos, Marina estudou o Kumon de Japonês. Seu objetivo para o futuro é lecionar japonês na UnB - Universidade de Brasília. Para isso, ela está se preparando da melhor maneira, e no melhor lugar: o próprio Japão!

 

Sabe quem ajudou Marina a chegar lá? O Kumon, claro!

Marina na Universidade de Nagoya.

Audiodescrição: Foto da cintura para cima de uma jovem. Ela tem cabelos compridos e claros, usa óculos e sorri. Ela usa uma blusa preta com três listras brancas em cada manga. Diante dela, em uma mesa, há uma bandeja com pratos típicos do Japão. Ao fundo, há mais mesas e jovens.


Viver na pele a paixão pelo país

 

O interesse de Marina pelo Japão vem de família. Ela conta que tem uma tia com ascendência japonesa, e que graças a essa proximidade pôde ter contato com a cultura japonesa desde cedo. Elas costumavam frequentar festivais e eventos da comunidade japonesa. Foi assim que Marina conheceu a culinária, as danças e as expressões artísticas japonesas. Foi amor à primeira vista!

 

"A cultura do Japão sempre foi muito presente em minha vida, e cada vez me encantava mais por ela. Estava sempre procurando saber mais, experimentar novos pratos, entender as tradições e os costumes."

- Marina

 

Dedicação para conseguir a bolsa do MEXT

 

Durante o ensino médio, Marina soube que o governo japonês oferecia bolsas de estudo para graduação e diversos cursos no país.

 

A bolsa do MEXT - Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão existe desde 1956, com o objetivo de auxiliar alunos do mundo todo a estudar no Japão. Ela inclui passagens de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas e um valor mensal para custear moradia, alimentação e outras despesas.

 

Para Marina, esse foi o ponto em que estudar japonês deixou de ser apenas uma atividade prazerosa para se tornar uma meta de vida! Ela conta que ficou fascinada com a ideia de estudar no Japão, e decidiu investir nisso.

 

Foi aí que o Kumon surgiu para ajudá-la a realizar seu sonho.

 

O Kumon como um grande aliado

 

Marina é aluna do Kumon desde criança, e já havia estudado o Kumon de Português e de Matemática. Isso a ajudou quando começou os estudos no Kumon de Japonês. Depois de um tempo, os resultados vieram. Marina notou que podia ler e interpretar os textos de forma rápida, o que se tornou seu ponto forte no idioma - e um grande aliado quando ela prestou o Exame de Proficiência em Língua Japonesa.

 

A aprovação no exame veio e, com ela, a aprovação no MEXT! Hoje, Marina está concluindo seu curso de graduação no Japão, e já tem planos de concorrer a uma nova bolsa para fazer o mestrado.

 

Com a ajuda do Kumon, temos certeza de que ela vai chegar lá!

Marina na maior roda-gigante de Osaka.

Audiodescrição: Foto de uma jovem. Ela tem cabelos compridos e claros, usa óculos e sorri. Um vidro a separa do fundo, onde há pessoas no piso inferior.

Tags: kumon, japonês

Artigos relacionados

Receba dicas do Kumon sobre educação dos filhos
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade