Projeto Cápsula do Tempo: uma história para lembrar.

08/06/2020
Compartilhe:

Como será o mundo daqui para a frente? Esta é uma pergunta que muita gente vem se fazendo. Certamente, estamos passando por um momento marcante na história da humanidade, acompanhando mudanças que irão definir novas maneiras de nos relacionarmos e vivermos. Já se fala em um novo normal, e muito do mundo que conhecíamos ficará para trás. 

Diante desta situação, a orientadora Sandra Calil e sua filha Bruna, que já foi aluna do Kumon, trouxeram para o Brasil, de forma gratuita, o projeto Time Capsule Covid-19 2020, criado pela britânica Natalie Long. O projeto nasceu como uma forma de proporcionar algumas atividades aos filhos de Natalie, mas logo se tornou muito mais do que isso. A Cápsula do Tempo é uma forma de lembrar e documentar este período de distanciamento social e de tantas mudanças, e até mesmo um veículo para desabafar as angústias, medos e incertezas sobre o futuro.

 

Faça o download da Cápsula do Tempo

 

Sandra conta que, quando a pandemia e o distanciamento social começaram, ficou insegura e sem saber como lidar com muitas situações. Ela ressalta que sua preocupação era, e sempre foi, com o bem-estar e desenvolvimento dos alunos de sua unidade. Em todas as orientações, Sandra e seus auxiliares procuram observar como cada aluno e cada família está lidando com essa fase inesperada. 

 

Em sua busca por alternativas e ideias para encarar a situação da melhor maneira, Sandra conheceu o projeto de Natalie Long. A Cápsula do Tempo consiste em um conjunto de atividades para as crianças fazerem durante o distanciamento. De forma lúdica, utilizando relatos, desenhos e outros recursos, elas podem documentar o que estão vivendo, reunindo informações para lembrarem-se, no futuro, de tudo pelo que passaram. E, o mais importante, perceberem sua própria evolução e superação. 


Cruzando fronteiras em tempos de Distanciamento Social


“A Cápsula traz exercícios bem simples e significativos, com informações interessantes e detalhadas sobre esse momento histórico pelo qual o mundo está passando. É importante documentar, guardar e abrir este material daqui a alguns anos, para lembrar de detalhes que provavelmente não guardaremos tão frescos na memória.” Bruna Calil, entusiasta do projeto Time Capsule Covid-19 2020.

Bruna, de 25 anos, já estudou Inglês e Matemática no Kumon. Foi ela quem entrou em contato com Natalie e pediu permissão para adaptar, traduzir e distribuir o projeto em Português. Segundo ela, a Cápsula atravessou fronteiras num período de lockdown em muitos países. 

Enquanto Bruna traduzia o arquivo infantil, Natalie lançou a versão para adultos, com perguntas e exercícios mais elaborados, incluindo questões como o preço de alguns itens básicos, mudanças observadas na comunidade, objetivo de vida pós-pandemia, aprendizados que não podem ser esquecidos... No final, Bruna e Sandra tinham duas cápsulas adaptadas e prontas para ajudar muitas pessoas.
 

A importância do estudo e da saúde mental.


Segundo Sandra, toda atividade que desenvolva o cérebro humano é válida em qualquer época. Hoje, porém, diante de tudo o que estamos passando, esse ponto merece atenção especial. Ela diz que precisamos estar atentos ao bem-estar psicológico de nossas crianças e jovens, construindo com eles um senso de responsabilidade e amor ao próximo.

“Cada orientador está tendo o cuidado de programar e orientar pais e alunos, não só com o método, mas também com dicas de atividades diferentes, como jogos de raciocínio, boa música e quebra-cabeças.” Sandra Calil, orientadora Kumon.

Nesse sentido, a orientadora ressalta que o Kumon está proporcionando aos alunos a oportunidade de continuar se desenvolvendo na segurança de seu lar, promovendo a autoconfiança e a reserva de capacidade e, de forma individualizada, o potencial de cada um deles.

Matrículas abertas

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, faça você mesmo, pais, método

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.