Novos materiais de estímulo à leitura para pré-escolares

29/07/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

A linguagem é uma habilidade fundamental a ser desenvolvida na primeira infância, pois é por meio dela que nos comunicamos e construímos os nossos pensamentos. Segundo o professor Toru Kumon, ao dominá-la, a criança se torna mais inteligente e capaz de extrair os conhecimentos necessários para o próprio crescimento. Para tanto, ela deverá ser incentivada a ler desde cedo, adquirindo vocabulário, fortalecendo a imaginação e compreendendo melhor o mundo ao seu redor.

O desenvolvimento da linguagem é considerado essencial no método de aprendizagem criado por Toru Kumon. Após observar seus alunos adiantados, ele percebeu que as crianças progrediam nos estudos porque adquiriram alta capacidade de leitura, ou seja, conseguiam ler e assimilar o conteúdo de diversos livros. Logo, raciocinavam com facilidade e se sentiam seguras resolvendo as atividades.

Assim, o professor concluiu que a leitura é a base do autodidatismo. Como explica Ingrid Franco, do Setor de Desenvolvimento de Material Didático de Língua Pátria do Kumon, “para estudarmos sozinhos, precisamos ler livros e compreendê-los”.

Conforme afirma Franco, para a criança adquirir o gosto pela leitura, é importante que ela entre em contato, desde cedo, com muitos livros. Assim, o método Kumon de Português elaborou novos materiais de estímulo para pré-escolares, com o objetivo de inserir os pequenos no universo das letras e tornar a leitura parte de seu cotidiano. Os materiais compreendem:

     ● Livro sobre a importância dos estímulos na primeira infância: material de orientação para os pais, no qual eles encontrarão indicações de livros e músicas que contribuem para o aprendizado dos filhos.

    ● Livros de canções: são dois cadernos com canções infantis, de domínio público, a serem utilizados na unidade e em casa. Ao escutar as músicas, a criança assimila palavras, o que facilita sua inserção no mundo da leitura.

    ● Flashcards: são cartões de papel que mostram uma figura e a palavra usada para nomeá-la. Assim, o pequeno desenvolve o vocabulário, treina a capacidade de memorização e passa a se interessar pela linguagem escrita.

     ● Caderno de Registros: pais e orientadores poderão fazer anotações, descrevendo as atividades realizadas e a evolução do aluno.

Quer saber mais sobre os novos materiais para pré-escolares do Kumon? Entre em contato com uma de nossas unidades



Tags: kumon, pré-escolar, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade