Keigo — a formalidade no idioma japonês

19/02/2019
Compartilhe:

Você sabe o que é keigo? Keigo é a variante formal da língua japonesa, utilizada para mostrar consideração e respeito pela pessoa com quem falamos. Dominar essa forma de linguagem permite se aprofundar ainda mais no idioma, conhecendo as nuances da cultura do Japão. Por isso, trazemos algumas informações que vão lhe ajudar a compreender bem keigo e aprender Japonês ainda mais! Confira!



Keigo (敬語) — formalidade na língua japonesa

Keigo varia de acordo com idade, condição social e relação entre os falantes, podendo ser dividido em dois tipos, que realçam respeito e humildade. Acompanhe!

1.      Sonkeigo (尊敬語)

O sonkeigo é usado para se dirigir a indivíduos que respeitamos, geralmente de níveis sociais e hierárquicos mais elevados do que o nosso, como pessoas mais velhas, professores, chefes e clientes. Esse tipo tem a função de exaltar o ouvinte e é bastante utilizado por funcionários de estabelecimentos comerciais. 

2.       Kenjougo (謙譲語)

Essa variante é usada quando falamos de nós mesmos ou do grupo a que pertencemos, porém, demonstrando humildade. O kenjougo é muito utilizado por secretários (as) e recepcionistas para se dirigirem a seus clientes.  De forma geral, o keigo é importante para se familiarizar com a cultura e a sociedade japonesa.



O Kumon de Japonês

O material didático traz diversas informações sobre história, arte, esportes, costumes e situações cotidianas do Japão, possibilitando ao aluno desenvolver novas formas de pensar e expandir seus horizontes culturais.

As atividades usadas no curso de japonês foram feitas especialmente para brasileiros e permitem o aprendizado tanto para quem já conhece o idioma quanto para aqueles que não tiveram nenhum contato prévio com a língua. 

Os exercícios contam com instruções em português e áudios de falantes nativos, para que os estudantes avancem por conta própria e treinem pronúncia, compreensão oral, leitura e escrita. 


Você tem interesse em conhecer o Kumon de japonês? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.