Dia do Tradutor: como é ser tradutor no Kumon?

30/09/2019
Compartilhe:

Hoje é comemorado o Dia do Tradutor, uma profissão imprescindível na era da progressiva globalização. E aqui no Kumon ela também possui um papel fundamental! Por isso, mais que prestar uma homenagem aos tradutores, queremos mostrar um pouquinho do dia a dia deles aqui na empresa. E para isso, nada melhor que contar a história de uma de nossas colaboradoras.

Priscila Shiaku da Silva tem 31 anos e trabalha como tradutora no Kumon desde 2016, no setor de Assessoria à Presidência. A colaboradora morou 16 anos no Japão, onde quase todos os amigos dela faziam Kumon, mas diz que só veio a conhecer o método com profundidade quando começou a trabalhar na empresa.

A trajetória de Priscila começou no setor de Suporte Multilíngue, onde ela era responsável pela tradução de relatórios, interpretação de reuniões e acompanhamento do Presidente da empresa em visitas às Unidades e Filiais, tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul. Em 2018 houve uma mudança no departamento e, além destas atividades, Priscila passou a ser responsável também pelas reuniões, agenda do Presidente e toda parte de suporte aos visitantes e VIPs que vêm do Japão.

“Trabalhar aqui é algo realmente incrível. O Kumon é uma empresa que valoriza as pessoas e acredita no potencial de cada uma delas. Isso é algo que me encanta e motiva diariamente.” Priscila

Segundo a colaboradora, a empresa a desenvolveu bastante como tradutora. Ela diz que, graças ao contato com pessoas muito capazes e com alto nível de conhecimento das línguas usadas diariamente na empresa – japonês, português, inglês e espanhol – pode aprender muito e crescer, tanto em relação aos idiomas em si quanto às técnicas que envolvem seu trabalho de tradução.

Entre as funções de Priscila, ela destaca o acompanhamento do Presidente em viagens como uma parte bastante desafiadora de seu trabalho. Isso porque, além de ser responsável por todos os trâmites burocráticos de cada viagem, estes momentos são de grande importância para a empresa. É nas viagens que o Presidente conversa com colaboradores e faz palestras para os orientadores. Nestas oportunidades, todos podem expressar seus desejos e necessidades, reportar atividades e trocar experiências, e o Presidente compartilha temas estratégicos para o crescimento sustentável das Unidades, táticas para fazer isso acontecer e o mais importante: como orientar os alunos para que alcancem seu máximo potencial. 

Nestas ocasiões, como fica claro, uma boa comunicação é essencial para passar de forma concreta as palavras do Presidente, já que, mais que traduzir palavras, é preciso compreender todo o sentido do que está sendo dito e saber lidar com vários tipos de situações que possam aparecer. Uma grande responsabilidade, que Priscila define de forma curta e certeira: “Nossa voz é a voz do Presidente”. Porém, acima de todos estes desafios, ela faz questão de destacar que estão o crescimento e a gratidão. 

“Posso dizer que cresci muito no Kumon como profissional, e sou eternamente grata por todas as experiências que a empresa me proporcionou. O que eu amo na empresa é que toda conquista, seja grande ou pequena, é celebrada com os colegas que nos ajudam a crescer a cada dia.” Priscila

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.