Descubra a importância do Kumon no processo de alfabetização

17/01/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Se há algo que todos os pais adoram é acompanhar o momento em que seus filhos descobrem a leitura e a escrita. Porém, não existe um momento exato para isso acontecer. Algumas crianças são alfabetizadas antes, outras, um pouco depois, de acordo com o ritmo de cada uma. É assim, respeitando as características do aluno, que o método Kumon de Português trabalha. No caso da aluna Beatriz Barbosa de Morais, de 3 anos, os pais sentiram uma diferença enorme apenas alguns meses após a matrícula da filha. Quer saber como o Kumon pode ajudar o seu filho a descobrir o mundo mágico das palavras?

 

Concentração, coordenação motora, memória e vocabulário

 

Independentemente da matéria escolhida, o estudo pelo método Kumon é responsável por mudanças significativas no comportamento das crianças.

 

Depois de apenas alguns meses estudando Português, Beatriz já compreende que precisa fazer as tarefas antes de brincar ou de assistir aos vídeos de que gosta. Segundo os pais da menina, a concentração e a postura dela diante dos estudos evoluem a cada dia característica importante para seguir e ter prazer em aprender mais.

 

Nos materiais de coordenação motora, Beatriz segura o lápis da forma correta e faz as tarefas com capricho. Além disso, ela desenvolveu muito bem sua capacidade de memória, trabalhando um importante processo para o início da alfabetização. Isso a ajudou a aumentar consideravelmente seu vocabulário e, com apenas 3 anos, já conseguir juntar sílabas e ler pequenas palavras.

Legenda: Beatriz adora livros e histórias.

Audiodescrição: Foto de uma menina. Ela tem longos cabelos castanhos ondulados e usa um grande laço vermelho. Ela sorri, sentada sobre a cama, enquanto segura dois livros, um sobre princesas e outro da Branca de Neve.

 

Estabelecendo uma rotina de estudos em casa

 

No Kumon, é fundamental que a criança e a família estabeleçam uma rotina que ajude o aluno a alcançar seus objetivos. Beatriz, por exemplo, faz a tarefa todos os dias incluindo os finais de semana. Como toda criança, há dias em que ela faz a lição com alegria e outros em que reclama. Nessa hora, vale todo o esforço dos pais para ajudá-la a adquirir a disciplina necessária e o encantamento por aprender coisas novas. E se tiverem dúvidas ou dificuldades, eles sabem que podem contar sempre com a orientadora do Kumon.

 

"Elza, a orientadora, tem se mostrado muito preocupada em nos ajudar com sugestões e feedback sobre a evolução da Beatriz. Ela é uma excelente profissional! Essa parceria entre orientadores e pais é superimportante para o bom desenvolvimento da nossa filha. Acreditamos que o Kumon foi a escolha certa."

- Patrícia e Fernando, pais de Beatriz

 

Um investimento no futuro da criança

 

A mãe de Beatriz, Patrícia, é coordenadora de franquias há oito anos na filial de Londrina. Ou seja: ela já viu de perto o método ajudar muita gente a se desenvolver. Hoje, ela tem o prazer de ver o mesmo acontecendo com a própria filha. E o melhor: tudo isso sem atrapalhar a rotina de Beatriz como criança.

 

"Nós acreditamos que, se proporcionarmos a possibilidade de estudar um pouco por dia e fizermos com que ela aprenda, em primeiro lugar, a gostar de estudar, e depois a apreciar a leitura, de forma tranquila, então estaremos fazendo o melhor para o futuro dela."

- Patrícia e Fernando, pais de Beatriz


Tags: kumon, pré-escolar, alfabetização

Artigos relacionados

Receba dicas do Kumon sobre educação dos filhos
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade