8 dicas para manter a criança motivada e no ritmo dos estudos

01/03/2019
Compartilhe:

Atualmente, são tantas tarefas envolvendo os pequenos que fica difícil saber como encontrar meios para estimulá-los sem sobrecarregá-los. Por isso, trouxemos algumas dicas que lhe ajudarão a despertar a motivação no seu filho.



Veja 8 dicas para manter seu filho motivado sem perder o ritmo nos estudos

1.       Acompanhe as atividades diárias de seu filho

Oriente seu filho sobre a importância de não postergar as tarefas escolares, pois o acúmulo de atividades pode desanimá-lo. Pergunte qual é a lição de casa do dia e o estimule a realizá-la no prazo, sem deixar para depois.

2.       Planeje o tempo 

Mostre a importância de saber utilizar o tempo para as atividades escolares e para o lazer, o quanto o equilíbrio e a dedicação gerarão conquistas no futuro.

4.       Não faça do estudo uma obrigação

Cuidado para a criança não compreender os estudos como obrigação, pois essa palavra traz a ideia de punição ou castigo, o que leva à insatisfação. Procure acompanhá-la e instigá-la a ver as atividades escolares como uma ferramenta positiva, importante para seu crescimento.

5.       Foque nos resultados positivos

Os erros são esperados nessa fase de aprendizagem, mas focar neles deixará a criança desmotivada, com a sensação de não ter evoluído. Diga a ela: “Você pode rever isso, mas acertou todos esses pontos”. Reconhecer os avanços diários, ainda que sutis, motiva a criança a querer seguir em busca de melhorias.

6.       Possibilite outras formas de aprendizagem

Além da escola, você pode estimular seu filho a se desenvolver por meio de outras atividades, como fazer bolo, ir ao mercado, andar de bicicleta, pular corda, jogar xadrez, entre outras tarefas que ajudem a sair da rotina, mas estimulem o aprendizado.

7.       Instigue na criança a motivação

O estímulo ou incentivo vem de fora para dentro, é o que irá interferir no outro. Já a motivação é o que ocorre de dentro para fora. Quando a criança está motivada, ela acredita que é capaz de realizar determinada atividade e libera energia para alcançar esse objetivo. Assim, evite dizer que ela é preguiçosa, pelo contrário, lhe ajude a adquirir autoconfiança.

8.       Cuide da alimentação de seu filho

Apresente os alimentos como combustíveis para o corpo. Por meio deles, temos a energia que nos mantém concentrados e motivados para realizar todas as atividades do dia.

Gostou das dicas? Então venha conhecer nosso trabalho com as crianças. Visite uma unidade e saiba como o método Kumon ajudará no desenvolvimento do seu filho.




Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.