s
Na matrícula
É aplicado o Teste Diagnóstico, por meio do qual o orientador descobrirá qual o nível de conteúdo que o aluno domina. O estudo no Kumon iniciará por este nível, permitindo ao aluno tirar muitas notas máximas e ganhar motivação para continuar estudando e avançando.
Orientação
Sempre com um olhar próximo, o orientador sabe exatamente quais foram os progressos, dificuldades, êxitos e pontos
que merecem atenção de cada aluno individualmente.
Isso serve para direcionar os estudos em casa e as próximas
tarefas e lições realizadas na unidade.
Durante os estudos
O orientador observa como o aluno resolve o material didático, oferecendo dicas e conselhos apenas quando necessário. Ao completar as lições, se houver algum erro, o orientador dá dicas para que o aluno perceba por conta própria quais partes estão incorretas e por quais razões. Ao aprender com os próprios erros, o aluno passa a não cometer os mesmos erros novamente.
Após os estudos
Depois que o estudo é concluído, o orientador verifica os resultados e, mesmo que haja erros, elogia o aluno pelo que ele conseguiu acertar. Assim, o aluno se mantém motivado para aprender cada vez mais. Em seguida, o aluno recebe direcionamento para as lições de casa.
Comunicação com os pais
O apoio dos pais e responsáveis é essencial para maximizar
com sucesso a capacidade dos alunos. Por isso o orientador
atua sempre próximo à família do aluno para discutir avanços
e formas de otimizar sua evolução nos estudos.
Aperfeiçoamento constante
Os orientadores do Kumon estão em constante processo de capacitação e aperfeiçoamento, por meio de treinamentos e conferências regionais, nacionais e internacionais, onde aprendem com os colegas e adquirem novas técnicas.