“Chegar até a conclusão de qualquer uma das disciplinas contribui para adquirir a capacidade de terminar um projeto. Isso, por si só, é muito importante para o estudante.”
Essa frase é do Danilo Hermont, colaborador que trabalha na instituição há 28 anos e, desde 2015, atua no Setor de Transmissão de Valores. Conforme explica, terminar um dos cursos produz a sensação de ter completado um ciclo, algo raro em uma época na qual as pessoas abandonam seus planos quando sentem frustrações.

Danilo Hermont, colaborador do Kumon
Com o método Kumon, os alunos evoluem no próprio ritmo, sem nenhum tipo de pressão. O material didático é autoinstrutivo, com exemplos, dicas, figuras, enunciados claros, permitindo o progresso autônomo e independente. O respeito à individualidade e a organização das atividades ajudam a melhorar a autoconfiança, a concentração, a execução de tarefas e a persistência.
Assim, as crianças não só progridem no colégio, como conseguem interagir facilmente com os colegas. “O domínio da capacidade de enfrentar desafios gera indivíduos solidários, que tentam auxiliar os demais a conquistarem autonomia”, comenta Danilo.
A memorização, a agilidade e a generosidade são potencializadas com a finalização de pelo menos uma matéria. Como esclarece o especialista do Setor de Transmissão de Valores, “todos os estudantes recebem benefícios desde o momento da matrícula. No entanto, quanto mais eles avançam, maior é o amadurecimento de qualidades para a vida”.
Muito além de ensinar o conteúdo, o método tem a função de fortalecer a busca pelo conhecimento. Esse propósito é abordado de maneira diferente em cada curso. No de Português, é aprimorada a capacidade de leitura, fundamental para encontrar informações confiáveis, interpretá-las e refletir sobre elas. Já o de Inglês procura formar leitores que compreendam obras originais.
Em Matemática, o foco é a habilidade de cálculo, análise e raciocínio lógico. Na maioria dos casos, essas competências são aperfeiçoadas nos últimos estágios do curso. Por isso, é importante seguir até o final. Para aqueles que pensam em suspender o aprendizado quando atingirem um nível tido como satisfatório, Danilo Hermont listou três motivos pelos quais vale a pena chegar ao fim de uma disciplina:
Por que se tornar um aluno concluinte?
1. Melhora o desempenho escolar
Quanto mais um estudante progride no material didático, maior é a probabilidade de obter ótimas notas na escola. Contudo, esse processo é contínuo e não deve ser interrompido. Segundo Danilo, “se uma criança de 8 anos aprende frações no Kumon, ela, consequentemente, tem facilidade no colégio. Entretanto, se desistir do curso, em pouco tempo, perderá o avanço em relação aos colegas”.
2. Desenvolve a habilidade de começar e terminar projetos
A determinação e a perseverança são essenciais na vida acadêmica e profissional, nas quais é preciso lidar com prazos, entregas e resultados.
3. Traz boa colocação no mercado de trabalho
Concluir uma matéria é considerado um diferencial por muitas empresas. “Esses recrutadores, possivelmente ex-alunos ou pais de pequenos que estudam na instituição, conhecem o método e têm plena consciência de suas vantagens”, diz Hermont.
Quer saber mais sobre o Kumon? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!