10 dicas infalíveis para você se dar bem no TOEFL Junior ®

13/02/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Você sabe o que é o TOEFL Junior ®? É um exame de proficiência em inglês, usado para medir as habilidades dos alunos no idioma. O teste é aplicado a crianças de 11 a 17 anos e está disponível em versões impressas e digitais.

Além disso, algumas escolas internacionais e programas de intercâmbio utilizam a prova. Abaixo, separamos 10 dicas para você se dar bem no TOEFL Junior ®. Confira!


10 dicas infalíveis para ir bem no TOEFL Junior ®


1.      Defina seus objetivos

Converse com seus pais e, juntos, decidam se você realizará o exame para analisar suas habilidades em inglês ou se vai tentar uma vaga em escolas internacionais.

Se for esse o caso, vale a pena pesquisar como as instituições usam o teste. Isso lhe ajudará a planejar seus estudos e perceber os pontos que precisam ser melhorados.

2.      Esteja atento às datas

O prazo de inscrição costuma ser extenso. Contudo, é recomendado se inscrever com antecedência, para evitar problemas de última hora. Se demorar para completar esse processo, há o risco de ter que fazer o exame em uma data e local que não sejam convenientes para você.

3.      Faça um cronograma de estudos

Decididos os objetivos, o local e a data da prova, organize seu cronograma de aprendizado. Pense em todas as suas atividades cotidianas e veja o tempo que você possui para se dedicar ao TOEFL Junior ® em cada dia da semana. Se precisar, peça a ajuda de familiares e orientadores.

Feito isso, comece revisando temas que você já sabe e só passe para tópicos mais complexos quando tiver uma base sólida. Lembre-se de estudar um pouco por dia; assim, você não se sobrecarrega.

4.      Foque nos pontos em que você tem mais dificuldade

Ao montar seu calendário, esteja atento aos critérios adotados pelo exame e aos assuntos que você considera mais difíceis. Em seguida, organize-se focando nestes itens.

5.      Resolva simulados e provas anteriores

Para ter um bom resultado, é importante conhecer o teste, isto é, saber o que os avaliadores esperam dos alunos. Uma sugestão é resolver simulados e edições anteriores do TOEFL Junior ®, sempre tomando cuidado com o tempo gasto em cada pergunta.

6.      Veja filmes, leia livros e esteja atualizado

O TOEFL Junior ® exige compreensão de textos e redações. Logo, você deve mostrar que possui vocabulário amplo, ideias consistentes e sabe expor conceitos de maneira clara e objetiva. Assim, é fundamental ver filmes e ler livros em inglês, além de estar a par das notícias.

7.      Administre o tempo

Ao longo do exame, preste atenção no relógio. Concentre-se e aproveite ao máximo o tempo que você possui. Faça a prova na ordem que considerar mais proveitosa e evite demorar muito em cada exercício.

8.      Não esqueça o lazer

É essencial que você não se estresse durante a preparação para o TOEFL Junior ®. Realize intervalos entre os períodos de estudo e não deixe de descansar e se divertir.

9.      Alimente-se e durma bem

É importante estar descansado e disposto no dia do teste. Por isso, na véspera, durma cedo e se alimente bem. Procure também desempenhar atividades que diminuam a ansiedade, como praticar esportes, sair com a família e os amigos.

10.   Não se cobre demais

Dê o seu máximo, mas caso não atinja a pontuação desejada, não fique triste nem se culpe pelo que aconteceu. Pense nos itens que podem ter contribuído para essa situação e tente melhorá-los nas próximas vezes. Lembre-se de que prestar o TOEFL Junior ® sempre será uma experiência válida.


O Kumon de inglês

O Método Kumon trabalha a concentração e a autonomia dos alunos, fazendo com que eles sejam capazes de aprender por conta própria. No curso de inglês, os estudantes desenvolvem vocabulário, pronúncia, compreensão oral, escrita e interpretação de textos.

Você tem interesse em conhecer o Kumon de inglês? Visite nosso site e saiba mais sobre o método!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade