Mais de 50 anos se passaram desde a fundação do Kumon. Atualmente, mais de 3,5 milhões de alunos, em mais de 60 países e regiões do mundo, estudam pelo método. O método Kumon, por meio de uma orientação individualizada e um material didático autoinstrutivo e exclusivo, desenvolve habilidades acadêmicas básicas para leitura, escrita e cálculos, independentemente da idade do aluno.
*Total de alunos em todas as disciplinas (dados de março de 2022).
1974
Expansão mundial
Primeira unidade do Kumon no exterior aberta em Nova York, Estados Unidos.
Em 1983, nove anos após a abertura da primeira unidade em Nova York, o número de alunos do Kumon fora do Japão ultrapassou a marca de 10 mil. Em Taiwan o número de alunos Kumon chegou a 1.000 em 1979, mesmo número alcançado no Brasil em 1982.
1985
O “milagre de Sumiton”
populariza o método
no Ocidente
O vice-diretor da escola primária em Sumiton, no Alabama, Estados Unidos, passou a aplicar o método Kumon aos alunos da sua escola como disciplina regular. As melhorias de desempenho após aplicar Kumon como disciplina regular, chamaram a atenção da mídia, sendo chamado de “o milagre de Sumiton” em grandes meios de comunicação como Newsweek e Times Magazine.
1990
Ampliando os temas
Toru Kumon acredita que o método Kumon pode ser usado para buscar o potencial dos alunos não só em Matemática, mas também em idiomas. O uso dos materiais de idioma teve início na Austrália em 1990. Posteriormente, foram elaborados materiais para línguas como Chinês, Português, Espanhol e Tailandês. O número de alunos do Kumon ultrapassou 2 milhões em 1993, em seguida ultrapassou 3 milhões em 2001 e 4 milhões em 2006.
2014
Centenário Toru Kumon
Foi realizada no Japão, a celebração do Centenário de nascimento de Toru Kumon. Mais de 7.500 orientadores, colaboradores e convidados de todo o mundo participaram do evento.