Como trabalhar a coordenação motora na educação infantil

17/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Os primeiros anos de vida são muito importantes para o aprendizado das crianças. Nesse período, a facilidade de assimilar novos conteúdos é maior. Logo, os pequenos devem receber estímulos que os preparem para desenvolver suas habilidades acadêmicas no futuro.

Um dos pontos que precisa ser observado desde cedo é a coordenação motora, elemento que interfere não só na vida escolar, mas também na formação pessoal do indivíduo. Pensando nisso, traremos algumas informações para trabalhar a coordenação motora na educação infantil.


O que é coordenação motora?

Coordenação motora é a capacidade de controlar os movimentos do corpo, harmonizando os impulsos internos e externos percebidos pelo organismo. A coordenação motora se divide em dois tipos, fina e grossa, que se distinguem por diferentes graus de precisão.


Coordenação motora fina

A coordenação motora fina engloba movimentos feitos com pequenos músculos, estando presente em atos como pintar, desenhar e escrever. Assim, essa habilidade pode ser aperfeiçoada por meio de atividades que envolvam principalmente as mãos e usem materiais como lápis, giz de cera e tintas, preparando os pequenos para o processo de alfabetização.


Coordenação motora grossa

A coordenação motora grossa trabalha com grupos musculares maiores e está relacionada a ações como correr, pular e dançar, movimentos que podem ser melhorados com a prática de esportes e exercícios físicos.


O Kumon pré-escolar

O método Kumon ajuda cada aluno a atingir seu potencial máximo, fornecendo as bases para que ele construa o conhecimento por conta própria. Dessa forma, nossas atividades pré-escolares trabalham a concentração e o raciocínio lógico de modo gradual e independente, possibilitando à criança ter autonomia desde cedo.

O jeito de segurar o instrumento de escrita e o traçado das linhas aprimorados nesses módulos serão essenciais para os próximos estágios, em que o aluno aprenderá a ler números, letras, frases e associar palavras com figuras, no caso dos cursos de língua estrangeira.

O método Kumon está aberto para que seu filho desenvolva suas habilidades desde a infância e se torne uma pessoa apta a solucionar os desafios da vida. Você tem interesse em conhecer o Kumon? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade