St. Patrick's day: conheça mais sobre essa popular data!

01/03/2024
Kumon Brasil
Compartilhe:

Bem-vindo mais uma vez ao blog do Kumon. Hoje, nossa jornada nos conduz a uma celebração única e rica em história: o St. Patrick's Day. Exploraremos não apenas as tradições comuns desta rica celebração irlandesa, mas também os fascinantes detalhes da história do St. Patrick's Day e sua intrincada relação com diversas simbologias.


O St. Patrick's Day, ou Dia de São Patrício, é muito mais do que uma simples festividade em 17 de março. Trata-se de uma homenagem a São Patrício, o venerado padroeiro da Irlanda. Nossa exploração irá além do uso do verde e o sabor dos pratos típicos, mergulhando nas raízes profundas desta celebração, que remontam ao século V. 


Quando São Patrício, inicialmente conhecido como Maewyn Succat, foi sequestrado por piratas e levado para a Irlanda, mal sabia ele que essa jornada se tornaria um capítulo crucial na história e culminaria na celebração global que conhecemos hoje.


A data de 17 de março não é apenas uma marca no calendário, é o aniversário da morte de São Patrício e um momento de reflexão sobre sua contribuição para disseminar o cristianismo na Ilha Esmeralda. A associação da cor verde à celebração está enraizada na conexão de São Patrício com a natureza e a fertilidade, acrescentando camadas de significado ao simples gesto de vestir verde durante as festividades.


Prepare-se para uma jornada cativante enquanto exploramos não apenas as superfícies das tradições do St. Patrick's Day, mas também nos aprofundamos nas camadas mais profundas de sua história e simbolismo. Embarque conosco nessa viagem educativa e cultural, descobrindo todos os encantos do St. Patrick's Day!


No curso de inglês do Kumon, você vai muito além do aprendizado da língua. Faça sua matrícula!


Leia mais:


O que é o St. Patrick's Day?


O St. Patrick's Day, conhecido como Dia de São Patrício, é uma celebração anual que ocorre em 17 de março, tendo como propósito homenagear São Patrício, o venerado padroeiro da Irlanda. 


Esta festividade vai além das aparências festivas, mergulhando em uma reflexão profunda sobre a rica herança cultural irlandesa e suas valiosas contribuições para o panorama global. 


Neste contexto, é fundamental explorar detalhadamente a origem e evolução do St. Patrick's Day, compreendendo não apenas a data em si, mas também o significado cultural que a torna tão especial.


Qual é a origem do St. Patrick's Day?


O St. Patrick's Day remonta aos tempos antigos, especificamente ao século V, quando São Patrício, originalmente conhecido como Maewyn Succat, foi capturado por piratas e levado para a Irlanda como escravo. 


Após uma fuga audaciosa, ele retornou à sua terra natal, sentindo um chamado divino para disseminar os ensinamentos do cristianismo na Irlanda. O 17 de março, data que marca a morte de São Patrício, tornou-se, ao longo dos séculos, uma celebração que mescla elementos culturais e religiosos. 


Ao longo dos anos, o St. Patrick's Day evoluiu, transformando-se em uma comemoração global da cultura irlandesa. As tradições que inicialmente tinham uma base religiosa foram se mesclando com elementos folclóricos e modernos, criando um mosaico festivo que atrai pessoas de diversas origens. 


A prática de tingir cervejas de verde, por exemplo, tornou-se uma tradição moderna, refletindo a natureza dinâmica e adaptável da celebração. 


Com o passar do tempo, o St. Patrick's Day não apenas honra São Patrício, mas também se torna uma expressão vibrante da identidade cultural irlandesa, abraçando a diversidade e convidando o mundo a participar dessa festa única.


Agora que entendemos melhor a história do St. Patrick's Day, vamos mergulhar nas tradições que tornam essa festividade tão marcante.


Como é comemorado o St. Patrick's Day: Principais Tradições

Cerveja verde.

O St. Patrick's Day desenrola-se em um espetáculo de tradições vibrantes, capturando o espírito festivo e alegre da Irlanda. Vamos aprofundar nossa compreensão dessa celebração única, explorando algumas das tradições que a tornam verdadeiramente especial.


1. Apresentações Musicais


A música é uma peça vital nas celebrações do St. Patrick's Day. Ruas ganham vida com bandas locais e artistas de rua que entoam melodias tradicionais irlandesas. O som característico das gaitas de fole frequentemente ecoa, contribuindo para uma atmosfera vibrante e contagiante que envolve todos os presentes. 


2. Bebidas Verdes


A tradição de tingir cervejas e outras bebidas de verde tornou-se um elemento marcante das celebrações do St. Patrick's Day. Mais do que uma prática divertida e inusitada, essa tradição reflete o empenho das pessoas em encontrar a bebida verde perfeita para a ocasião. Cada gole se transforma em uma celebração simbólica, onde as tonalidades verdes expressam a alegria e a exuberância da festividade.


3. Enfeites com Trevos


Os trevos assumem um papel central nas tradições do St. Patrick's Day, representando a Santíssima Trindade para São Patrício. Vestir roupas, acessórios e decorar espaços com trevos verdes tornou-se uma prática comum, simbolizando a busca pela boa sorte e celebrando visualmente a rica cultura irlandesa. 


4. Leprechauns


Os adoráveis e travessos duendes conhecidos como leprechauns adicionam um toque mágico e lúdico ao St. Patrick's Day. A lenda que envolve essas criaturas, guardiãs de potes de ouro no final do arco-íris, acrescenta uma dimensão encantadora à celebração. A presença dos leprechauns não apenas agrega um elemento folclórico à festividade, mas também cativa a imaginação de todas as idades, criando uma atmosfera de encanto e fascínio em torno dessa tradição específica do St. Patrick's Day.


10 Curiosidades Sobre o St. Patrick's Day


Agora que exploramos as tradições marcantes, vamos aprofundar ainda mais nosso entendimento com 10 curiosidades fascinantes sobre o St. Patrick's Day.


1. 17 de março é a data da morte de São Patrício


Ao contrário da crença popular, o 17 de março não é uma escolha arbitrária para celebrar o St. Patrick's Day. Esta data marca a passagem de São Patrício, transformando a festividade em uma homenagem significativa ao santo padroeiro da Irlanda.


2. A Origem dos Trevos


Os trevos têm uma conexão profunda com a cultura irlandesa, sendo usados por São Patrício para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos. Cada folha do trevo representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo, simbolizando a divindade em uma única planta.


3. São Patrício não era irlandês


Surpreendentemente, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e foi levado à Irlanda como escravo. Sua fuga e retorno posterior à Ilha Esmeralda moldaram não apenas a história, mas as tradições celebradas no St. Patrick's Day.


4. O Consumo de Cerveja Dobra


Em muitas partes do mundo, o St. Patrick's Day é sinônimo de celebração regada a cerveja. O consumo de cerveja dobra durante as festividades, tornando essa data um dos dias mais movimentados para os pubs e bares ao redor do globo.


5. Pratos Típicos


A culinária desempenha um papel crucial nas celebrações, com pratos típicos irlandeses como o ensopado de carne e batatas, conhecido como "Irish Stew", sendo apreciados por aqueles que desejam experimentar o sabor autêntico da cultura irlandesa.


6. A Lenda de Blarney Castle


A famosa Pedra de Blarney, no Blarney Castle, é associada a uma lenda curiosa. Beijar a pedra supostamente concede o dom da eloquência, conhecido como "blarney". Uma adição fascinante à lista de tradições e lendas associadas ao St. Patrick's Day.


7. A Cor de St. Patrick era Azul


Apesar de o verde ser a cor mais associada ao St. Patrick's Day, São Patrício originalmente era associado ao azul. A mudança ocorreu ao longo dos anos, principalmente devido à ligação do verde com a natureza e a simbologia irlandesa.


8. St. Patrick e as Serpentes


Uma lenda intrigante envolve São Patrício banindo todas as serpentes da Irlanda. Apesar de ser uma história lendária, essa narrativa é frequentemente mencionada durante as comemorações, destacando a habilidade do santo de afastar o mal.


9. Todos Podem Participar da Parada


Diferentemente de algumas celebrações exclusivas, o St. Patrick's Day é uma festividade inclusiva. As paradas coloridas e animadas são realizadas em diversas cidades ao redor do mundo, proporcionando uma oportunidade para pessoas de todas as origens celebrarem juntas.


10. St. Patrick's Day Pelo Mundo


O St. Patrick's Day não é exclusivo da Irlanda. Ele é celebrado em diversos países ao redor do mundo. Grandes cidades como Nova York, Chicago e Sydney organizam paradas e eventos para homenagear a cultura irlandesa, tornando essa festividade verdadeiramente global.


Agora que exploramos essas curiosidades fascinantes, vamos ressaltar a importância cultural de aprender uma língua, especialmente o inglês. A habilidade de se comunicar em diferentes idiomas amplia nossos horizontes e nos conecta a culturas diversificadas. Vamos entender como o aprendizado de uma língua pode nos levar a alcançar o mundo.


A Importância Cultural de Aprender uma LínguaPainel com trevo e cartola verdes escrito March 17.

A imersão em uma nova língua ultrapassa as fronteiras do mero domínio de palavras e gramática. Trata-se de uma jornada rica em descobertas culturais. Ao optar por aprender inglês, por exemplo, você não apenas adquire habilidades linguísticas, mas se abre para um vasto universo de literatura, música, filmes e tradições que enriquecem profundamente sua compreensão do mundo ao seu redor.


A cultura irlandesa, em particular, destaca-se como uma joia a ser explorada durante a jornada linguística, e o St. Patrick's Day oferece uma oportunidade única para os estudantes do Kumon expandirem seus horizontes linguísticos. 


Ao compreender a história envolvente do St. Patrick's Day, assim como os símbolos associados e as tradições cativantes que o permeiam, os alunos aprimoram não apenas suas habilidades de leitura em inglês, mas também ampliam significativamente seu conhecimento cultural.


Explorar as raízes culturais do St. Patrick's Day não é apenas uma atividade educativa, mas também um meio eficaz de fortalecer a proficiência em inglês de maneira prática e envolvente. 


Ao conectar a língua ao contexto cultural, os estudantes não apenas absorvem conhecimento linguístico, mas também ganham uma apreciação mais profunda da diversidade e riqueza cultural que a língua inglesa proporciona. Essa abordagem cria aprendizes de idiomas mais informados e culturalmente conscientes.


Alcance o Mundo Aprendendo Inglês com o KumonCalendário com trevo desenhado ao redor do dia 17 de março.


No universo educacional do Kumon, compreendemos que o aprendizado de línguas é uma ferramenta excepcional para desbravar fronteiras e conectar-se globalmente. 


Nosso curso de inglês é meticulosamente elaborado para não apenas aprimorar as habilidades fundamentais de leitura, escrita e compreensão auditiva, mas também para capacitar os alunos a comunicarem-se eficazmente em inglês, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para se destacarem em um mundo cada vez mais interconectado.


Ao escolher o Kumon como seu guia no aprendizado do inglês, os alunos não apenas adquirem habilidades linguísticas sólidas, mas também se lançam em experiências culturais enriquecedoras. O St. Patrick's Day serve como um exemplo expressivo de como a língua e a cultura dos países que falam inglês estão intrinsecamente interligadas. 


Durante essa celebração, os alunos têm a oportunidade única de não apenas aprimorar suas habilidades linguísticas, mas também de imergir em tradições, símbolos e histórias que dão vida ao rico mosaico cultural associado ao idioma inglês.


A celebração do St. Patrick's Day transcende a superfície linguística, transformando-se em uma plataforma que permite aos alunos explorarem aspectos mais profundos da língua inglesa. 


Isso não só contribui para o desenvolvimento acadêmico, mas também para a formação de indivíduos culturalmente conscientes e globalmente competentes. 


Ao optar pelo Kumon, os alunos não apenas dominam o inglês, mas também se tornam verdadeiros cidadãos do mundo, prontos para enfrentar os desafios e as oportunidades que uma comunidade globalizada oferece.


Conclusão


Em conclusão, o St. Patrick's Day é muito mais do que uma simples celebração, é uma janela para a rica cultura irlandesa, repleta de histórias fascinantes, símbolos emblemáticos e tradições cativantes. Ao explorar a história do St. Patrick’s Day, os símbolos associados e as curiosidades, mergulhamos em uma experiência educativa e cultural única.


No Kumon, incentivamos nossos alunos a abraçarem a diversidade linguística e cultural. Aprender inglês é mais do que adquirir habilidades linguísticas, é uma jornada para conectar-se com o mundo de maneiras significativas. 


Que o espírito do St. Patrick's Day inspire a todos a buscar conhecimento, compreensão e conexão além das fronteiras, promovendo um mundo mais unido e enriquecedor para todos. Sláinte! (Saúde, em irlandês)

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.