Será que você sabe gerenciar o tempo do seu filho?

03/12/2021
Compartilhe:



Desenvolver habilidades como responsabilidade e organização, desde cedo, faz toda a diferença para o futuro do seu filho.



Afinal, estas são competências que, do ambiente escolar à carreira profissional, acompanham a criança por toda a vida e a ajudam a ficar mais próxima de seus objetivos. Elas surgem de uma relação saudável com o aprendizado, e isto passa necessariamente por gerenciar bem o tempo.

 

Mas nós sabemos que nem sempre isso é fácil, principalmente depois de passarmos por tantas mudanças na rotina devido à pandemia. 

 

Por outro lado, que tal aproveitar a retomada da normalidade para planejar as atividades do seu filho, ajudando-o a se preparar para o futuro sem comprometer os momentos de diversão e descanso? 

 

Continue lendo e você vai ver, é mais simples do que parece. E nós estamos aqui para ajudar!

 

Você sabia que o Kumon trabalha com a gestão do tempo?

 

Desde o primeiro dia de Kumon, nossos alunos são orientados a estudar em casa diariamente, por pelo menos 30 minutos. Cada tarefa deve ser cronometrada, com horário de início e término. Com esse hábito, a criança aprende desde cedo a se organizar e manter o ritmo de aprendizagem, trabalhando a gestão do tempo, além de habilidades como: 

 

  • Concentração
  • Motivação
  • Responsabilidade
  • Cumprimento de metas 
  • Autoavaliação 
  • Desejo de se superar
  • Persistência

 

Estabelecer horários: a melhor forma de criar o hábito de estudos. 

 

Para tornar o estudo parte do dia a dia do seu filho, experimente estabelecer um horário fixo para as atividades, inclusive nas férias e finais de semana (se você ainda não viu, neste post explicamos porque é tão importante não perder o ritmo).

 

Ao estudar todos os dias, na mesma hora combinada, a criança se acostuma com o período em que deve se concentrar nas tarefas, e com o passar do tempo este momento vai ficando mais fácil e natural para ela.

 

Depois de definir o horário de estudos, aproveite para planejar, em um quadro bem visível a todos, as outras atividades da criança. Inclua as aulas e matérias que seu filho terá no dia, hora do almoço, hora da tarefa, soneca, lazer, ir pra cama… Não esqueça de levar em conta o turno escolar, os picos de energia e as características próprias de cada um!

 

Com as atividades mais organizadas, dá tempo de fazer tudo: brincar, estudar, descansar, se alimentar e auxiliar em algumas atividades da casa, como arrumar os próprios brinquedos ou retirar os pratos da mesa após o almoço, o que também é muito importante para desenvolver a autonomia.

 

Quando não colocamos nosso foco em uma tarefa específica e prioritária, podem surgir, como consequências, a procrastinação e o cansaço mental. Porém, quando conseguimos gerir o tempo com organização e planejamento, podemos ter prazer com as atividades e nos sentir mais produtivos. Isto vale tanto para as crianças quanto para você!

 

Que tal aproveitar o embalo? Neste post, trazemos algumas dicas para ajudar os pais a gerenciarem o próprio tempo. 



Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: gestão de tempo

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.