Será que você sabe gerenciar o tempo do seu filho?

03/12/2021
Kumon Brasil
Compartilhe:



Desenvolver habilidades como responsabilidade e organização, desde cedo, faz toda a diferença para o futuro do seu filho.



Afinal, estas são competências que, do ambiente escolar à carreira profissional, acompanham a criança por toda a vida e a ajudam a ficar mais próxima de seus objetivos. Elas surgem de uma relação saudável com o aprendizado, e isto passa necessariamente por gerenciar bem o tempo.

 

Mas nós sabemos que nem sempre isso é fácil, principalmente depois de passarmos por tantas mudanças na rotina devido à pandemia. 

 

Por outro lado, que tal aproveitar a retomada da normalidade para planejar as atividades do seu filho, ajudando-o a se preparar para o futuro sem comprometer os momentos de diversão e descanso? 

 

Continue lendo e você vai ver, é mais simples do que parece. E nós estamos aqui para ajudar!

 

Você sabia que o Kumon trabalha com a gestão do tempo?

 

Desde o primeiro dia de Kumon, nossos alunos são orientados a estudar em casa diariamente, por pelo menos 30 minutos. Cada tarefa deve ser cronometrada, com horário de início e término. Com esse hábito, a criança aprende desde cedo a se organizar e manter o ritmo de aprendizagem, trabalhando a gestão do tempo, além de habilidades como: 

 

  • Concentração
  • Motivação
  • Responsabilidade
  • Cumprimento de metas 
  • Autoavaliação 
  • Desejo de se superar
  • Persistência

 

Estabelecer horários: a melhor forma de criar o hábito de estudos. 

 

Para tornar o estudo parte do dia a dia do seu filho, experimente estabelecer um horário fixo para as atividades, inclusive nas férias e finais de semana (se você ainda não viu, neste post explicamos porque é tão importante não perder o ritmo).

 

Ao estudar todos os dias, na mesma hora combinada, a criança se acostuma com o período em que deve se concentrar nas tarefas, e com o passar do tempo este momento vai ficando mais fácil e natural para ela.

 

Depois de definir o horário de estudos, aproveite para planejar, em um quadro bem visível a todos, as outras atividades da criança. Inclua as aulas e matérias que seu filho terá no dia, hora do almoço, hora da tarefa, soneca, lazer, ir pra cama… Não esqueça de levar em conta o turno escolar, os picos de energia e as características próprias de cada um!

 

Com as atividades mais organizadas, dá tempo de fazer tudo: brincar, estudar, descansar, se alimentar e auxiliar em algumas atividades da casa, como arrumar os próprios brinquedos ou retirar os pratos da mesa após o almoço, o que também é muito importante para desenvolver a autonomia.

 

Quando não colocamos nosso foco em uma tarefa específica e prioritária, podem surgir, como consequências, a procrastinação e o cansaço mental. Porém, quando conseguimos gerir o tempo com organização e planejamento, podemos ter prazer com as atividades e nos sentir mais produtivos. Isto vale tanto para as crianças quanto para você!

 

Que tal aproveitar o embalo? Neste post, trazemos algumas dicas para ajudar os pais a gerenciarem o próprio tempo. 



Tags: gestão de tempo

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.