Saiba o que é educação positiva e como aplicá-la hoje mesmo

08/06/2021
Compartilhe:

Existem grandes chances de que a disciplina que você, adulto, recebeu em sua infância, tenha sido bem diferente da forma como você educa os seus filhos, não é mesmo? 

Há algum tempo, educar e disciplinar era algo muito relacionado com castigos, ameaças e até mesmo punições físicas, infelizmente. É a velha história da palmada, que deu origem até a uma lei para evitar este tipo de atitude. Porém, mesmo sabendo o que não fazer, muitos pais ficam em dúvida sobre como agir quando os filhos se comportam de forma inadequada.

É aí que entra a educação positiva, uma abordagem cada vez mais popular sobre este assunto. 

 

O que é educação positiva?

A educação positiva busca melhorar o relacionamento entre pais e filhos por meio de uma abordagem focada no respeito, autonomia, empatia, autodisciplina e resolução de problemas.  

Isso não quer dizer que não existam limites, muito pelo contrário. A educação positiva disciplina pelo exemplo, encorajamento e apoio, encontrando um ponto de equilíbrio entre a firmeza e a gentileza. 

 

Como aplicá-la com seus filhos em casa?

A educação positiva exige uma grande mudança de paradigma por parte dos pais, abandonando conceitos que possivelmente envolveram sua própria criação para mergulhar em um novo universo comportamental. Mas todo o esforço vale a pena, quando os resultados almejados significam crianças mais felizes e autoconfiantes.

Para começar, é fundamental compreender a importância de construir e manter vínculos com seu filho, estar realmente presente na vida dele e agir para que ele se sinta aceito, responsável e capaz de contribuir.

Algumas dicas que você pode aplicar a partir de hoje:

  • Ame seu filho pelo que ele é, não pelo que ele faz.
  • Use frases e atitudes positivas no seu dia a dia.
  • Construa memórias felizes em conjunto.
  • Quando seu filho apresentar um comportamento adequado, reforce, elogie e mostre orgulho. 
  • As regras devem ter supervisão e ser consistentes.
  • Não perca a calma quando seu filho quebrar as regras para testar até onde pode ir.
  • Jamais use punição corporal, pois ela pode trazer consequências muito negativas e danos psicológicos.
  • Dê o exemplo.
  • Dê espaço para a criança fazer as próprias escolhas, errar e passar pelas próprias experiências.

 

A importância do elogio na educação

Palavras de incentivo e reconhecimento fazem muita diferença no desenvolvimento da criança. Afinal, parece lógico pensarmos que é muito mais benéfico para a criança ser elogiada do que ser criticada. Isto é ainda mais evidente no Kumon, já que, como um método que é desenvolvido majoritariamente no lar, a postura dos pais é determinante na continuidade e no sucesso dos estudos.

Por isso, não deixe de elogiar seu filho com sensibilidade. É sempre possível encontrar pontos concretos, pequenos progressos ou avanços que mereçam ser celebrados. Com isso, você seguramente estará dando um grande passo rumo à educação positiva!

Para saber mais sobre o método Kumon e conhecer todos os seus benefícios, visite uma unidade. Você vai se surpreender!


MATRÍCULAS ABERTAS! 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: crianças, pais, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.