Como desenvolver o gosto pela leitura?

24/11/2020
Kumon Brasil
Compartilhe:

É só você pegar um livro para ler com seu filho e ele já faz cara feia? Pois saiba que isso é bastante comum. Muitas crianças veem a leitura como uma obrigação e acabam não gostando de ler. A boa notícia é que esta é uma situação que pode ser mudada.

O gosto pela leitura pode ser desenvolvido em casa, com a ajuda dos pais, abrindo um universo de novas e ricas experiências para os pequenos.

 Quer saber como? Neste post, a gerente do Setor de Português do Kumon América do Sul, Mariana Bruno Chaves, dá algumas dicas que vão fazer toda a diferença, ajudando a transformar seu filho em um ávido leitor de uma vez por todas!

 

Por que a leitura é importante?

 

Esta é a primeira pergunta que você pode estar se fazendo. Portanto, é essencial saber que a leitura é naturalmente uma atividade com muitos benefícios, que vão bem além da alfabetização. 

Ler ajuda a aumentar a compreensão do mundo, expande o vocabulário, oferece uma forma incrível de lazer e amplia o conhecimento sobre diversos assuntos. 

Agora, especialmente, no momento de distanciamento social pelo qual estamos passando, ela pode cumprir um papel ainda mais importante, já que estimula o exercício da imaginação e favorece o equilíbrio das emoções. Quer alguns exemplos? Aqui no blog do Kumon você encontra muitos casos de alunos que buscaram nos livros uma maneira de lidar melhor com as dificuldades trazidas pela pandemia.

“Conhecer novas palavras ajuda a interpretar melhor o mundo, a nomear as coisas e os sentimentos, e isso é fundamental para a saúde psíquica e a prática responsável da cidadania.” Mariana Bruno Chaves. 


Confira mais alguns benefícios da leitura: 

  • O número de palavras que as crianças ouvem nos primeiros anos de vida está diretamente relacionado com o vocabulário que terão aos dois anos de idade e com o sucesso em seu processo de alfabetização.
  • Conhecer novas histórias amplia a capacidade de imaginação. Isso torna a mente mais flexível – uma condição fundamental para a resolução de problemas.
  • Ler ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila.
  • O momento da leitura pode favorecer a conexão entre pais e filhos. Ao dedicar este tempo para estar ao lado da criança, o adulto promove uma situação de contato seguro e afetivo, no qual o pequeno se sente acolhido para mergulhar no universo da fantasia e do sonho.
  • A leitura é um modo de falar com as crianças sobre assuntos como morte, medos, raiva e outros temas complicados. Isso as ajuda a elaborar seus sentimentos e enfrentar situações difíceis, por meio das metáforas e narrativas criadas por diferentes autores.

Entenda também a importância da alfabetização e seu impacto na vida das crianças! 


6 dicas para ajudar a criança a gostar de ler


1. Busque compreender que tipo de leitura é mais adequado para a criança.

Procure saber por quais tipos de histórias ela mais se interessa, apresente livros de estilos diferentes, participe ativamente e compartilhe opiniões. 

 2. Seja exemplo.

Crianças aprendem pelo exemplo, baseando-se muito mais no que os pais fazem do que no que eles dizem. Ver adultos lendo ajuda a tornar o comportamento de leitor mais natural e familiar.

3. Dê acesso aos livros.

Vale comprar livros, pegar emprestado ou simplesmente deixar os livros ao alcance da criança.  

4. Converse sobre os livros.

Após o momento de leitura, aproveite para trocar ideias e impressões sobre a história. Os livros podem até virar assunto da família, assim como as notícias ou programas de televisão.

5. Torne este momento prazeroso para todos.

O momento de leitura pode ir muito além daquele tempo em que o livro está sendo lido. Aproveite para inventar uma brincadeira a partir da história lida, por exemplo.

6. Associe a leitura com outras atividades de rotina.

Transforme a leitura em um hábito, assim como escovar os dentes após as refeições. O livro pode ser um ótimo companheiro nos minutinhos após o almoço ou antes de dormir.

Lembre-se: cada criança tem um ritmo. Vá com calma, aos pouquinhos, de acordo com as características e a rotina de cada uma delas. 

Se seu filho é mais agitado, é importante respeitar o tempo de concentração e o interesse dele. Mesmo as crianças mais agitadas têm interesse por assuntos específicos e conseguem manter o foco por alguns minutos. 

Formar leitores é um trabalho de longo prazo, e isso envolve encontros constantes com a leitura, sempre afetuosos e dispostos.” Mariana Bruno Chaves. 

No Kumon de Português, o objetivo é a formação de leitores, desenvolvendo gradativamente as habilidades linguísticas, desde a alfabetização até a leitura e interpretação de textos críticos. 

A partir das informações dos livros, a criança adquire uma visão de mundo e da vida e, assim, torna-se mais confiante e preparada para traçar metas para seu futuro e construir o próprio pensamento. 

Desta forma, a leitura age sobre a formação da personalidade da criança e amplia sua visão da realidade, ajudando-a a explorar seu máximo potencial.


Quer saber como está a relação do seu filho com a Língua Portuguesa? Preparamos diversas
perguntas de português em um teste gratuito para ajudar a compreender o nível de conhecimento sobre o tema, conheça!


CONHEÇA O KUMON DE PORTUGUÊS.

 

Tags: kumon, pré-escolar, método, aprendizado, dicas, português, alfabetização, primeira infância, hábito de estudo, kumonnolar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.