Home > Perguntas Mais Frequentes

Perguntas Mais Frequentes

Perguntas Frequentes sobre o método de estudo do Kumon e procedimentos para matrícula.

icone_perguntaMATRÍCULAS

  • Como fazer a matrícula?
    Para se matricular os pais e interessados no método Kumon devem marcar uma entrevista individual com o orientador da unidade escolhida para conhecer o material didático e apresentar suas expectativas sobre o método. Na ocasião, o orientador irá explicar, em detalhes, como o método poderá contribuir para o desenvolvimento do aluno.
  • Estudantes do Ensino Médio e adultos também podem se matricular?
    Sim. O método individualizado de ensino do Kumon permite que alunos de todas as idades consigam se desenvolver com atividades programadas de acordo com sua necessidade. Nosso material didático foi desenvolvido com conteúdos desde pré-escolares até os de nível superior.
  • Qual a duração do curso?
    Após a matrícula, cada aluno receberá um planejamento de estudos, com previsão de quando concluirá os estágios do material didático. Mas o método de ensino individualizado permite que a duração do curso seja de acordo com o ritmo de aprendizado de cada aluno, conforme o seu desempenho e tempo disponível para fazer as lições diárias.
  • Há unidades que oferecem aulas aos sábados?
    A maioria de nossas unidades funciona de segunda a sexta-feira, mas várias unidades oferecem atendimento aos sábados. Escolha a unidade mais próxima e verifique a disponibilidade de horários.
  • Onde posso encontrar a unidade mais próxima?
    Clicando aqui, você conseguirá localizar a unidade mais próxima e o telefone para contato. Agende uma visita para conhecer nosso material didático e método.
  • A partir de qual idade é possível começar a estudar no Kumon? Existe uma idade mínima?
    O nosso material aborda conteúdos pré-escolares, por isso, a criança pode a estudar no Kumon antes mesmo de estar matriculada na escola.

    Os primeiros estágios do curso de Matemática visam familiarizar o aluno com os números, de modo que possa lê-los e recitá-los sem dificuldades, distinguir a quantidade de bolinhas, desenvolver a coordenação motora fina e dominar a sequência numérica.

    No curso de Português, os estágios iniciais têm como objetivo desenvolver a capacidade de leitura e escrita do aluno desde a alfabetização até a leitura de pequenas histórias. No curso de Inglês, o aluno inicia com a associação de imagem e som, adquirindo vocabulário e, por fim, os estágios iniciais de Japonês têm como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de leitura e escrita de palavras e sentenças simples.

  • Crianças com necessidades especiais podem estudar?
    O método Kumon visa desenvolver nos alunos a capacidade e a postura de estudar pela autoinstrução, para que se tornem pessoas independentes e preparadas para o futuro. Procuramos alcançar este objetivo com todos os alunos.

    Temos indicações de alunos, vindas de profissionais da área médica, para um trabalho paralelo ao que desenvolvem com seus pacientes. O Kumon se propõe a desenvolver a concentração, o hábito de estudo, raciocínio lógico e cálculo mental. Dessa forma, o trabalho é adaptado a cada criança, permitindo o aprendizado da língua portuguesa e de línguas.

    No Brasil, ainda não temos estudos científicos em relação aos alunos com déficits em geral: o que temos são diversos casos de alunos que já se beneficiaram com o método, mesmo apresentando déficits, seja de atenção, de aprendizagem etc.

    Na matrícula, será realizado um teste, para verificar o nível de conhecimento de português da criança, identificando onde se depara com conteúdos fáceis e apresenta notas altas, então aproveitamos este ponto para trabalhar a concentração, algo fundamental para seus estudos. No início, o tempo de concentração que o método exigirá de seu filho estará adequado ao tempo que dispõe. Aos poucos, vamos ampliando este tempo, de forma que ele se concentre um pouco mais.

    Ele será estimulado, também a estudar um pouco a cada dia, criando assim o hábito de estudo. Todo o material resolvido é corrigido e todas as dúvidas são esclarecidas. O aluno tem condições de aprender com os próprios erros e estudar até alcançar naturalmente a nota 100 em todos os conteúdos. Este processo gera autoestima, capacidade de lidar com desafios e autoconfiança em relação à própria capacidade, tornando-o capaz de avançar até os conteúdos que estuda na escola e inclusive ultrapassar estes conteúdos.

  • Quando é a época de matrícula?
    O método Kumon não depende de turmas ou períodos letivos, a matrícula pode ser feita em qualquer época do ano.
  • Qual é o valor do curso? Tem taxa de matrícula?
    A matrícula é cobrada apenas uma vez no início do curso. O valor da mensalidade pode variar de acordo com a região e custos operacionais de cada unidade. Entre em contato com a unidade de seu interesse para se informar corretamente.
  • O material didático do Kumon é vendido?
    Nosso material didático é de uso exclusivo das franquias Kumon e não pode ser vendido ou reproduzido.

icone_perguntaRESULTADOS DO MÉTODO

  • Ensinar números e letras antes da criança ingressar na escola não é cedo demais?
    Estimular a criança desde pequena colabora para seu desenvolvimento e ter oportunidade de estudar conteúdos acima da série escolar favorece o entendimento e desempenho nos estudos, melhorando a autoestima e a vontade de aprender cada vez mais. O método Kumon proporciona um avanço suave e permite que a criança obtenha alfabetização de maneira gradativa.

    O método também propõe trabalhar a disciplina, tanto nos estudos como nas tarefas do dia a dia, e a desenvolver agilidade de raciocínio, concentração e memória. Ao criar o hábito de estudo, a criança se torna mais organizada.

  • Que resultados imediatos que meu filho pode obter?
    A assimilação de conteúdos depende do ritmo de cada aluno, mas nos primeiros dias será possível observar melhoria na execução da rotina, disciplina para os estudos e aprimoramento das habilidades de execução de tarefas. Estas mudanças, associadas ao trabalho de motivação dos orientadores, melhoram a autoestima dos alunos e incentivam sua autonomia.
  • Por que o Kumon não segue o Currículo Escolar?
    Porque no método Kumon o objetivo é focar os pontos mais importantes de cada disciplina, formando uma base de conhecimento sólida para que o aluno consiga avançar nos estudos. Por isso, o estudo do método se dá a partir de um ponto mais fácil do que aquele que está sendo visto na série escolar, desenvolvendo sua autoconfiança e permitindo que avance no conteúdo dentro de seu próprio ritmo.
  • Por que o aluno começa a partir de um conteúdo que consiga fazer facilmente?
    Para que ele desenvolva sua autoconfiança e sinta prazer em aprender mais. Por vezes, esse tópico pode parecer simples, mas é por meio do ponto de partida que as primeiras metas e a previsão de estudos são traçadas, visando o desenvolvimento do aluno o quanto antes. Começar por este ponto possibilita a criança desenvolver um ritmo de estudo, além de aprimorar a habilidade de execução de tarefas e desenvolver concentração.
  • O Kumon é um complemento para o sistema educacional tradicional? O Kumon serve para preparar o aluno para as provas?
    O método Kumon não é um reforço escolar, e sim um método para o desenvolvimento do potencial. É um método de estudo que busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só. Dessa forma, o aluno se torna compromissado com sua própria aprendizagem.

    Contamos com um material didático próprio e autoinstrutivo que permite ao aluno desenvolver os exercícios com o mínimo de intervenções do orientador, consequentemente avançando para conteúdos além da sua série escolar. O aluno passa a buscar o próprio conhecimento.

    O desenvolvimento da concentração e o raciocínio lógico farão com que o aluno seja mais rápido e ágil para resolver os exercícios propostos em provas e concursos.

  • Qual o benefício de estudar conteúdos além da série escolar?
    As crianças têm a capacidade de avançar além do conteúdo da serie escolar e aprender novos conteúdos ao se oferecer um estudo no 'ponto ideal'. O método Kumon concentra os estudos em disciplinas consideradas 'eixo' como Matemática e Línguas, possibilitando aos alunos estudarem conteúdos além da série escolar, elevando as habilidades acadêmicas básicas e permitindo que aprendam por si próprios.
    Ao avançar nos conteúdos o aluno adquire não só as habilidades acadêmicas, ele desenvolve também sua capacidade. Esse resultado não se limita somente aos estudos, mas gera segurança para outras atividades, transformando-se em reserva de capacidade.
  • Qual a vantagem de estudar mais de uma disciplina?
    O estudo de mais de uma disciplina fortalece os objetivos do método, reforçando a capacidade de concentração, postura de estudo pela autoinstrução e autonomia, além de potencializar as capacidades. Por exemplo, o estudo associado de Matemática, que incentiva o raciocínio lógico e a capacidade de cálculos mentais, com Língua Portuguesa, que estimula a leitura e interpretação de textos, permitirá que o aluno tenha mais facilidade para identificar problemas e resolvê-los mais rapidamente.
  • Como o Kumon ajuda na escola?
    As dificuldades na escola começam quando o aluno não consegue acompanhar as aulas, não assimila os conteúdos ensinados e não tem domínio dos assuntos básicos. Na Matemática, principalmente, os conteúdos estão interligados e são imprescindíveis para que se avance ao assunto seguinte. Por exemplo, como fazer contas de divisão, se não se sabe a tabuada? No Kumon, o aluno revisará os conteúdos não assimilados e avançará ao assunto seguinte somente depois de dominar 100% o anterior. Os resultados podem variar conforme o aluno, mas já nos primeiros meses nota-se maior autoconfiança e segurança nos estudos, desenvolvimento da concentração e maior prazer em estudar, uma vez que consegue entender o que está resolvendo. A melhora no desempenho escolar torna-se, então, uma consequência natural.
  • Meu filho não gosta de estudar. Como o Kumon pode ajudar?
    Normalmente quando uma criança afirma não gostar de estudar, pode ser por ter dificuldade de compreensão do conteúdo ou desconhecê-lo. O método Kumon trabalha a disciplina, concentração e postura de estudo, iniciando pelos pontos fáceis para o aluno. Desta forma o aluno desenvolve autoconfiança e se motiva para continuar os estudos, pois domina o conteúdo das matérias.
  • Meu filho não tem concentração. Como o Kumon pode ajudar?
    Na matrícula, o aluno realizará um teste, no qual descobriremos até que ponto ele sabe e domina a disciplina, onde se depara com conteúdos fáceis e apresenta notas altas. Aproveitaremos este ponto para trabalhar a concentração, algo fundamental para seus estudos.

    O tempo de concentração que o método exigirá de seu filho, no começo, é o tempo de concentração que ele tem naquele momento. Aos poucos, vamos ampliando este tempo, de forma a que ele se concentre um pouco mais.

    Temos alunos especiais estudando em nossas unidades e com ótimos resultados. Por ser um método individualizado, cada aluno se desenvolve no seu ritmo e tem uma programação de estudos adequada à sua capacidade.

  • Meu filho não gosta de ler. Como o Kumon pode ajudar?
    Seu filho pode estar com dificuldades de ler e entender o que lê. Por isso sua aversão à leitura. A proposta do curso de Português do Kumon é desenvolver no aluno uma maior capacidade de compreensão e interpretação do texto escrito. Com isso, ele começará a sentir o prazer de ler, ao mesmo tempo em que irá desenvolver um vocabulário mais amplo, maior sentido crítico e habilidade para a produção de textos. Os textos incluídos no material didático foram selecionados pela quantidade de vocabulário e estrutura. Cada texto está adequado ao nível de entendimento exigido na programação e inclui os mais diversos gêneros.

    Além disso, o Kumon oferece aos alunos 60 livros que compõem a Bibliografia Recomendada, que serve de incentivo aos alunos em relação à leitura, já que para cada nível do material didático há 5 livros recomendados.

  • Como o Kumon pode ajudar na preparação para o vestibular?
    O método Kumon não é reforço escolar, mas um método para o desenvolvimento do potencial, que busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só, onde o aluno se torna compromissado com sua própria aprendizagem. Contamos com material didático próprio e autoinstrutivo, que permite ao aluno desenvolver os exercícios com o mínimo de intervenções do orientador, consequentemente avançando para conteúdos além da sua série escolar. O aluno passa a buscar o próprio conhecimento, desenvolve sua concentração e raciocínio lógico, o que o tornará mais rápido e ágil para resolver os exercícios propostos em provas e concursos, podendo contar com os conceitos adquiridos no Kumon pra resolver as questões.

icone_perguntaESTUDO NO KUMON

  • Como é a rotina de estudos na unidade?
    A rotina das aulas propicia a formação de uma boa postura de estudos, desenvolvendo a independência dos alunos e preparando-os para o estudo autodidata. Embora haja uma rotina de estudos padrão, cada unidade pode apresentar diferenças na ordem de atividades diárias.

    • Ao chegar à unidade o aluno se dirige ao local onde está guardado seu material de estudos e retira sua pasta, contendo os boletins e a lição do dia.

    • Em seguida entrega sua lição de casa aos auxiliares.

    • Já sentado na mesa, o aluno anota no bloco de exercícios do dia, o horário de início e término de cada lição.

    • O aluno então resolve os exercícios do material didático.

    • Após o término, entrega os exercícios para os auxiliares para que seja realizada a correção e atribuição das notas.

    • Enquanto isso o aluno verifica se há correções a fazer nas lições que foram feitas em casa.
    Se houver erros, o aluno corrigirá os exercícios para alcançar a nota 100 em todas as folhas, desenvolvendo sua capacidade de aprender com os erros.

  • Qual o objetivo das revisões?
    Este é um ponto forte do método Kumon que só permite que o aluno avance nos estágios quando consegue resolver os exercícios do estágio atual. Um dos critérios é o tempo padrão de resolução, que indica quanto o aluno levou para finalizar o exercício. É importante observar que a quantidade de revisões varia conforme o aluno. Dessa forma, alguns alunos podem revisar mais um conteúdo do que outros.
  • Como é feito o planejamento de estudos do aluno?
    O planejamento é realizado no ato da matrícula, com base no desempenho do aluno no teste diagnóstico. Este planejamento é a meta almejada, desde o ponto de partida até o ponto de chegada (último estágio), incluindo as etapas intermediárias, e sua concretização depende da participação dos pais, orientador e aluno.

    Existem três tipos de planejamento que podem ser estabelecidos:

    Longo Prazo – caracteriza–se por ser o objetivo maior, por exemplo, a conclusão do último estágio ainda no Ensino Fundamental;

    Médio Prazo – consiste em um objetivo intermediário, por exemplo, atingir a série escolar no primeiro ano de Kumon;

    Curto Prazo – previsão imediata ou o primeiro objetivo a ser alcançado.

    Este planejamento é informado aos pais, para que possam acompanhar a evolução nos estudos, e aos alunos, para que tenham um objetivo no método e fiquem motivados para alcançá–lo.

  • No Kumon a aula é individual?
    Durante o horário de aula, outros alunos estarão presentes, mas as orientações serão individualizadas, respeitando o desenvolvimento de cada aluno. Desta forma na mesma sala poderão estar alunos em estágios e até mesmo disciplinas diferentes.
  • Quanto tempo o aluno fica na unidade?
    Os alunos frequentam a unidade duas vezes por semana, com duração aproximada de uma hora.
  • Como é o estudo do aluno que faz mais de uma disciplina ? Quanto tempo fica na unidade?
    Quando o aluno estuda mais de uma disciplina, ele permanece na unidade aproximadamente uma hora para cada disciplina. Este tempo é dividido de acordo com a rotina e programação de estudos realizada pelo orientador.
  • Por que há lições de casa no Kumon?
    O método Kumon prevê lições de casa para que o aluno crie o hábito de estudo diário, facilitando a assimilação e desenvolvimento.

    Assim como um profissional de esporte que treina todos os dias para se manter em forma, nosso objetivo é que os alunos também pratiquem todos os dias.

icone_perguntaACOMPANHAMENTO DOS PAIS

  • Existem reuniões de acompanhamento?
    Sim, as reuniões são periódicas e permitem aos pais acesso às informações de desenvolvimento do aluno.
  • Como posso ajudar no acompanhamento dos estudos do meu filho?
    O incentivo, elogios e acompanhamento dos estudos de seu filho são importantes para que ele se mantenha motivado e queira continuar as atividades. O mesmo vale para a criação de um ambiente de estudo adequado em casa, onde seu filho consiga realizar os exercícios e se concentrar. Além disso, garantir a assiduidade dele em sua ida à unidade é extremamente importante para um bom desempenho.
  • Que cuidados devem ser tomados quanto à lição de casa?
    Para que o objetivo das lições de casa seja atingido, seu filho precisa ter um horário definido para se dedicar aos exercícios. Eeste horário deve ser um momento em que seu filho esteja descansado e possa fazer as tarefas do Kumon com tempo. Nas férias, as lições de casa podem ser feitas após o café da manhã, desta forma o aluno terá todo o dia para brincar.

icone_perguntaFUNCIONAMENTO DA UNIDADE

  • Quando há férias na unidade?
    O período de férias acontece normalmente durante as férias escolares, mas no Kumon, os alunos aproveitam esta época para se desenvolverem cada vez mais.
  • Vou mudar de residência e quero continuar no Kumon. É possível mudar de unidade? Qual é o procedimento a seguir?
    Sim, é possível mudar de unidade, basta identificar a unidade mais próxima do novo endereço e conversar com os orientadores das duas unidades para que validem a transferência. Basta seguir estes passos:

    • Comunique o orientador da unidade sua intenção de transferência com 30 dias de antecedência.
    • Informe o orientador para qual unidade pretende se transferir e dar continuidade aos estudos.
    • Leve para a nova unidade os seguintes materiais: Boletim de Registro (programação e notas), a Ficha de Transferência e os últimos Testes de Assimilação (no caso da disciplina de Português, no lugar dos testes finais, leve os últimos bloquinhos estudados do último estágio concluído).

    Na nova unidade:

    O orientador da nova unidade analisará todo o material enviado pela unidade de origem e aplicará o teste de assimilação do último estágio concluído pelo aluno. Caso o resultado do teste seja grupo 1 ou grupo 2, os estudos na nova unidade terão continuidade no estágio atual em que o aluno estava na unidade anterior. Caso o resultado do teste seja grupo 3 ou grupo 4, o novo orientador aplicará o teste de assimilação anterior e assim sucessivamente até que o resultado do teste seja enquadrado no grupo 1 ou grupo 2.

    No caso de Português, o orientador aplicará um bloquinho (ou mais) para avaliar a fixação dos conteúdos e fará uma avaliação da leitura em voz alta. Como o trabalho com o Português pode parecer mais complexo, o orientador explicará os resultados da avaliação e os pontos que deverão ser desenvolvidos nos próximos estudos.

    Período para a transferência:

    O período que o aluno pode fazer a transferência é de 60 dias corridos sem que haja pagamento da nova taxa de matrícula. Caso a transferência seja feita após esse prazo haverá necessidade do pagamento de nova matrícula.

    Valores das mensalidades:

    Conforme a região haverá variação na taxa de mensalidade.

    Tomando esses cuidados, temos certeza de que a transferência de uma unidade para outra será muito tranquila.

    Caso haja alguma dúvida ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: kumon@kumon.com.br

    O mais importante para nós do Kumon é que os estudos de nossos alunos não sejam interrompidos, para que cada um deles possa desenvolver as próprias habilidades de maneira integral e contínua.

  • Serei transferido para fora do país, mas quero que meu filho continue a estudar pelo método Kumon. O que devo fazer?
    Comunique o orientador da unidade sua intenção de transferência com 30 dias de antecedência. Informe o orientador para qual unidade pretende se transferir e dar continuidade aos estudos.

    Leve para a nova unidade os seguintes materiais: Boletim de Registro (programação e notas), a Ficha de Transferência e os últimos Testes de Assimilação (No caso da disciplina de Português, no lugar dos testes finais, também leve os últimos bloquinhos estudados do último estágio concluído).

icone_perguntaDÚVIDAS SOBRE O MÉTODO E O MATERIAL DIDÁTICO

  • Como é o material didático do Kumon?
    O material didático do Kumon é gradativo e autoinstrutivo, o que permite ao aluno aprender sozinho a fazer os exercícios. O nível de dificuldade dos exercícios aumenta gradativamente, trabalhando todos os aspectos importantes para que o aluno consiga avançar os estágios. O material do Kumon é de uso exclusivo das unidades franqueadas do Kumon e são constantemente revisados e aprimorados.
  • Posso comprar o material didático do Kumon para estudar em casa?
    Nosso material didático é de uso exclusivo das franquias Kumon e não pode ser vendido ou reproduzido.
  • Por que o conteúdo estudado é diferente dos livros escolares?
    No método Kumon não são englobados todos os conteúdos dos livros da escola, mas é dado foco aos pontos mais importantes de cada disciplina, que consolidarão uma base de conhecimento para que o aluno consiga avançar nos estudos. O estudo do método se dá a partir de um ponto mais fácil do que o visto na série escolar do aluno, para que desta forma ele desenvolva autoconfiança e crie uma base sólida de conhecimento, evoluindo nos estágios de acordo com seu ritmo.
  • Tem curso de conversação em Inglês no Kumon?
    Não, mas há o contato diário com a pronúncia correta do idioma através de um CD gravado por nativos e do estudo do material didático. O aluno enriquecerá seu vocabulário, aprenderá estruturas do cotidiano e terá plenas condições de falar inglês quando necessário.
  • Qual é a equivalência entre os estágios do Kumon de Inglês e os exames de proficiência?
    A estrutura dos exames de proficiência exige do candidato elevada capacidade de compreensão auditiva, interpretação de textos, estruturas do idioma e vocabulário – aspectos fortemente trabalhados no método Kumon de ensino de Inglês. Além de tudo isso, desenvolvemos em nossos alunos outros dois pontos fundamentais: a autoconfiança e a concentração nos estudos.
  • É possível estudar Japonês sem nunca antes ter tido contato com o idioma?
    Sim, é possível. Mesmo quem nunca conheceu o idioma, poderá iniciar o curso que prioriza o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita. O material foi desenvolvido especialmente para brasileiros, com tradução e explicação em português, proporcionando aos alunos o domínio da escrita e o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação de textos. É acompanhado por CD e um manual do CD para a prática auditiva e oral da pronúncia do idioma.
bg_perguntas

Depoimentos dos pais

Leia Mais