KUMON

Fonte
Tamanho

smallmiddlelarge

Kumon de Português

Se você quer desenvolver, desde cedo, a capacidade de seu filho lidar com os conteúdos de Português ou pretende que seu filho adquira o hábito da leitura, o Kumon de Português é seu forte aliado para isso.

Buscar Unidades

Material didático elaborado para aprimorar o quanto antes a capacidade de seu filho

A inovação do método Kumon está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto. Ele é estruturado de forma a fazer com que o aluno chegue à solução dos exercícios sozinho, desenvolvendo, assim, sua capacidade de raciocínio.

Isto é obtido com:

1. Conteúdo focado nos assuntos fundamentais

O material didático do Kumon busca desenvolver a capacidade básica de estudos, que será requisitada na escola, nos vestibulares e na vida profissional. Em Português, o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura e de interpretação de texto.

2. Material didático estruturado de modo sistemático

O material didático do Kumon foi estruturado para que o aluno desenvolva, ainda no Ensino Fundamental 1, a capacidade necessária para lidar com os conteúdos do Ensino Fundamental 2. E para que, no Ensino Fundamental 2, desenvolva as competências necessárias para os temas abordados no Ensino Médio.

3. Complexidade aumentada gradativamente

O material didático começa com conteúdos básicos, que serão facilmente resolvidos pelo aluno e, de modo suave, vai apresentando exercícios mais complexos, respeitando o potencial da criança ao mesmo tempo em que aumenta sua capacidade.

O Kumon desenvolve uma sólida capacidade de leitura, resultando em uma melhora do desempenho escolar

Independente da idade ou da série escolar que seu filho esteja, ele começará por materiais nos quais facilmente alcançará a nota 100 (nota máxima). E avançará para os próximos assuntos sempre mantendo seu desempenho máximo. Estudando dessa forma, o aluno poderá desenvolver uma sólida capacidade de leitura.

Mas... O que é uma sólida capacidade de leitura?

Este conceito baseia-se em quatro capacidades, que são desenvolvidas pelo método de ensino de Português do Kumon: ter um rico vocabulário, ter domínio da estrutura frasal, saber interpretar, ter compreensão na leitura. Confira cada uma delas:

1Desenvolvimento de um rico vocabulário

Para desenvolver a capacidade de leitura, é fundamental o domínio de um vasto vocabulário. No Kumon, a aquisição de vocabulário acontece naturalmente. O aluno não aprende palavras novas de forma isolada; elas aparecem inseridas em um texto ou contexto específico, o que facilita a compreensão destas palavras pelo aluno.

Desenvolvimento do domínio da estrutura frasal

No estudo do material, o aluno aprofundará o conhecimento da estrutura frasal por meio das noções de sujeito e predicado e das relações entre as orações. Desse modo, torna-se possível reescrever o texto e compreender estruturas de texto cada vez mais complexas.

Desenvolvimento da capacidade de interpretação

Como o material apresenta muitas obras da literatura infantojuvenil, os alunos têm contato com textos de diferentes gêneros e assuntos de seu interesse, cultivando, assim, a capacidade de interpretação de modo prazeroso.

Desenvolvimento da capacidade de compreensão da leitura

A compreensão do que se lê é indispensável para o aprendizado de todas as demais disciplinas e de coisas novas ao longo da vida. No Kumon, esta capacidade de leitura é desenvolvida de forma natural. Temos uma bibliografia recomendada com obras dos mais diversos gêneros e estilos, e de grande aceitação do público infantojuvenil. São mais de 60 livros disponíveis nas unidades.

Além da melhora no desempenho escolar, a continuidade dos estudos desenvolve outras capacidades, que serão úteis no futuro dos alunos

O método Kumon não ajuda somente na melhora do desempenho escolar. Conforme o aluno estuda no Kumon, desenvolve o poder de síntese um ponto central no desenvolvimento da capacidade de leitura.

A síntese trabalhada pelo Kumon difere-se do resumo comumente feito pelos alunos, que apresenta apenas os pontos mais importantes do texto. No Kumon, para compor a síntese, o aluno utiliza as palavras e expressões do autor, de forma a criar um texto o mais próximo possível da estrutura do texto original, mantendo, inclusive, o estilo e nuances da escrita. Por meio da síntese, as crianças desenvolvem a capacidade de assimilar o texto lido, estimulando, assim, a formação da capacidade de leitura e o aumento da capacidade de expressão. Com a continuidade dos estudos, essas capacidades formarão a capacidade de comunicação tão necessária na vida adulta e profissional de seu filho.

O aprendizado no Kumon de Português se tornará um grande diferencial no futuro.

Topo

Acesso rápido

Download de folheto Buscar Unidades