KUMON

Fonte
Tamanho

smallmiddlelarge

Kumon de Inglês

Se você deseja que seu filho estude inglês e se torne um “cidadão do mundo”, matricule-o no Kumon de Inglês.

Buscar Unidades

Material didático elaborado para aprimorar o quanto antes a capacidade de seu filho

A inovação do método Kumon está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto. Ele é estruturado de forma a fazer com que o aluno chegue à solução dos exercícios sozinho, desenvolvendo, assim, sua capacidade de raciocínio.

Isto é obtido com:

1. Conteúdo focado nos assuntos fundamentais

O material didático do Kumon busca desenvolver a capacidade básica de estudos, que será requisitada na escola, nos vestibulares e na vida profissional. No Inglês, o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos avançados, inclusive de obras originais.

2. Material didático estruturado de modo sistemático

O material didático do Kumon foi estruturado para que o aluno desenvolva, ainda no Ensino Fundamental 1, a capacidade necessária para lidar com os conteúdos do Ensino Fundamental 2. E para que, no Ensino Fundamental 2, desenvolva as competências necessárias para os temas abordados no Ensino Médio.

3. Complexidade aumentada gradativamente

O material didático começa com conteúdos básicos, que serão facilmente resolvidos pelo aluno e, de modo suave, vai apresentando exercícios mais complexos, respeitando o potencial da criança ao mesmo tempo em que aumenta sua capacidade.

O Kumon desenvolve uma sólida capacidade de leitura

Independente da idade ou da série escolar que seu filho esteja, ele começará por materiais nos quais facilmente alcançará a nota 100 (nota máxima). E avançará para os próximos assuntos sempre mantendo seu desempenho máximo. Estudando dessa forma, o aluno poderá desenvolver uma sólida capacidade de leitura.

Mas... O que é uma sólida capacidade de leitura?

Este conceito baseia-se em três capacidades, que são desenvolvidas pelo método de ensino de Inglês do Kumon: ter um rico vocabulário, ter domínio das estruturas do idioma, ter compreensão na leitura. Confira cada uma delas:

1Desenvolvimento de um rico vocabulário

Por meio de ilustrações e palavras, a criança percebe a situação de uso e, ouvindo o Inglês nativo de modo divertido, poderá assimilar o som como algo dotado de significado. Partindo de histórias e conteúdos de seu interesse, o aluno avançará rumo a obras de conteúdo mais complexo, assimilando assim um amplo vocabulário de forma natural, inserido em textos.

Desenvolvimento do domínio das estruturas

Ouvindo o CD de Inglês, o aluno assimila o ritmo e a entonação próprios do idioma, além da estrutura das frases e expressões. O objetivo é que o aluno consiga visualizar em imagens dentro da sua cabeça o significado do que está estudando. Uma vez compreendido o significado das palavras, expressões ou textos em Inglês, o aluno pratica a pronúncia por meio da leitura em voz alta do conteúdo e resolve os exercícios escritos. Ao estudar desta forma, o aluno internaliza a estrutura própria do idioma.

Desenvolvimento da capacidade de leitura de textos em Inglês

O aprendizado do aluno ocorre com base no entendimento de ilustrações e de algumas traduções. As palavras novas são traduzidas quando aparecem pela primeira vez no material. Na elaboração do material didático foram inseridas histórias que despertam interesse nos alunos. A leitura desse tipo de texto motiva os alunos a prosseguir para leituras cada vez mais avançadas e diversificadas.

Indo além da melhora no desempenho escolar, a continuidade dos estudos desenvolve capacidades úteis para o futuro.

No Kumon de Inglês não se ensina ao aluno os conteúdos da disciplina. O Kumon é um método que leva o aluno a pensar e chegar à solução dos exercícios sozinho. Por isso, ao estudar um novo assunto, o aluno começa analisando atentamente as explicações, os exemplos e as traduções do material. Aplicando toda a capacidade cultivada até então, procura assimilar o conteúdo desconhecido. Estudando dessa forma, ele aumentará a capacidade de pensar sozinho e fazer analogias, mesmo em assuntos novos.

No Kumon de Inglês, não se faz o aluno aprender forçadamente palavras e expressões. Conforme a complexidade do material aumenta, o estudo se amplia, passo a passo, da palavra para a expressão e daí para as construções frasais e textos. Estudando dessa maneira, as crianças cultivam naturalmente a capacidade de enfrentar novos assuntos e desafios, fortalecendo também a capacidade de memorização.

Para ter um Inglês fluente não basta saber o idioma, mas é preciso internalizar o vocabulário e as estruturas a ponto deles aflorarem espontaneamente. Para a criança resolver sozinha o material e alcançar a nota 100, é necessária a iniciativa de se dedicar atentamente à audição e escrita. Por meio do estudo diário, o aluno desenvolve familiaridade com o idioma e aprimora a sua capacidade de leitura em nível elevado. Ao mesmo tempo, adquire a habilidade de usar a mente e acumular conhecimento, avaliando seu próprio grau de assimilação e fortalecendo suas capacidades. Em outras palavras, aprende a aprender. Essas capacidades promovem não somente a melhora no desempenho escolar como também serão importantes para atuar na sociedade quando adulto.

Dessa forma, o aprendizado no Kumon de Inglês certamente se tornará um grande diferencial no futuro do aluno.

Topo

Acesso rápido

Download de folheto Buscar Unidades